Comissão avaliou seis propostas de inclusão de tecnologias no Rol da ANS
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou, nos dias 29 e 30/7, a 42ª reunião técnica da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (Cosaúde).
A gerente-geral de Regulação Assistencial da ANS, Ana Cristina Martins, abriu a reunião desejando as boas-vindas aos participantes e apresentou a programação dos dois dias da Cosaúde: “Espero que tenhamos uma reunião com diálogo, esclarecimentos e informações que contribuam para a tomada de decisões”, declarou.
No primeiro dia, pela manhã, foi realizada a discussão preliminar para a tecnologia Radioterapia de intensidade modulada (IMRT), para tratamento de pacientes adultos com tumores de reto. Em seguida, foram analisadas as contribuições da participação social da tecnologia Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT), para tratamento de tumores do canal anal.
Na parte da tarde, foram analisadas as contribuições da participação social sobre a tecnologia Teste pré-natal não invasivo (NIPT), para detecção de DNA fetal circulante no sangue materno em gestantes com alto risco de aneuploidias fetais, condição em que o feto possui um número anormal de cromossomos, podendo levar a várias síndromes genéticas. À tarde, foi avaliada a tecnologia Implante de válvula aórtica transcateter (TAVI), para tratamento da estenose valvar aórtica grave (condição cardíaca na qual a válvula aórtica, que controla o fluxo sanguíneo do coração para a aorta, fica severamente estreitada, dificultando a saída do sangue do coração) em pacientes com risco cirúrgico baixo, em primeira linha.
No segundo dia, foi a vez da tecnologia Dupilumabe, para tratamento de pacientes adultos com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) associada a inflamação tipo 2 (eosinófilos maior ou igual a 300 células/mm3) em uso de terapia tripla inalatória e perfil exacerbador. Em seguida, foram analisadas as contribuições da participação social para a tecnologia Mepolizumabe em combinação com corticosteróides intranasais, para tratamento de pacientes adultos com rinossinusite crônica com pólipos nasais grave.
Sobre a Cosaúde
A Cosaúde é composta por representantes indicados pelos membros da Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS), conforme previsto na Resolução Normativa n° 555/2022. Seu principal objetivo é assessorar a ANS na definição da amplitude da cobertura assistencial no âmbito da saúde suplementar.
Para assistir aos dois dias de reunião, clique em:
Dia 1
Dia 2:
Fonte: ANS, em 01.08.2025.