Buscar:

ANS - Análises da 39ª reunião técnica da Cosaúde

Imprimir PDF
Voltar

Comissão avaliou sete propostas de inclusão de tecnologias ao Rol da ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou, nos dias 29 e 30/4, a 39ª reunião técnica da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (Cosaúde).

O diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Alexandre Fioranelli, deu as boas-vindas aos participantes: “É uma honra participar da abertura da 39ª reunião técnica da Cosaúde, espaço que acompanhei de perto ao longo dos últimos três anos e que tem se mostrado fundamental para subsidiar todas as decisões técnicas, qualificadas, sustentadas por evidências e pela escuta ampla da sociedade. A atuação dessa comissão tem contribuído para que a saúde suplementar avance na direção de uma cobertura assistencial cada vez mais adequada, com acesso a intervenções em saúde eficazes e seguras, sempre com foco no uso responsável dos recursos disponíveis”, iniciou Fioranelli, informando que esta foi a sua última participação na Cosaúde como diretor da área, encerrando um ciclo de contribuição pautado pelo diálogo técnico e compromisso com a melhoria contínua do setor.

No primeiro dia, pela manhã, foi apresentada a discussão preliminar das seguintes tecnologias: Teste pré-natal não invasivo (NIPT), para Detecção de DNA fetal circulante no sangue materno em gestantes com alto risco de aneuploidias fetais (alteração genética que ocorre quando há um número anormal de cromossomos no cariótipo do feto); e Anifrolumabe, para tratamento de lupus eritematoso sistêmico (LES) com moderada a alta atividade e falha à terapia tripla com hidroxicloroquina, corticosteroide e imunossupressor.

À tarde, foi apresentada a discussão preliminar da tecnologia Selpercatinibe, para tratamento adulto e pediátrico de carcinoma medular de tireoide avançado ou metastático RET positivo (RET+).

No segundo dia, tanto de manhã quanto à tarde, foi analisada a participação social para as seguintes tecnologias: Dupilumabe, para tratamento em adultos de rinossinusite crônica com polipose nasal grave RSCcPN; proposta de alteração das Diretrizes de Utilização – DUTs 65.9 e 65.10, para tratamento da asma grave com medicamentos imunobiológicos; Painel NGS para DNA circulante tumoral, para identificação de mutações EGFR e ALK em CPNPC (câncer de pulmão de células não pequenas) metastático não escamoso; e, Sotorasibe, para tratamento de adultos com CPNPC (câncer de pulmão de células não pequenas) localmente avançado ou metastático KRAS G12C com linha anterior sistêmica utilizada.

Sobre a Cosaúde

A Cosaúde é composta por representantes indicados pelos membros da Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS), conforme previsto na Resolução Normativa 555/2022. Seu principal objetivo é assessorar a ANS na definição da amplitude da cobertura assistencial no âmbito da saúde suplementar.

Para assistir aos dois dias de reunião, clique em:

Dia 1

Dia 2

Fonte: ANS, em 08.05.2025.