Buscar:

ANPD participa de diálogo de alto nível sobre Inteligência Artificial

Imprimir PDF
Voltar

Evento ocorreu entre 1º e 3 de julho, em São Paulo

Entre os dias 1º e 3 de julho de 2025, a cidade de São Paulo recebeu o EU-LAC Digital Alliance High-Level Policy Dialogue, um encontro estratégico entre países da América Latina, Caribe e União Europeia para promover a cooperação em temas ligados à inteligência artificial (IA) e à governança de plataformas digitais.

No primeiro dia do evento, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), representada pelo Diretor-Presidente, Waldemar Gonçalves, ganhou destaque no painel que abordou a conexão entre IA e proteção de dados pessoais. A discussão teve como foco os impactos da IA no tratamento de dados, estratégias para lidar com esses desafios e o papel fundamental das autoridades de proteção de dados na supervisão de sistemas automatizados que utilizam informações pessoais.

“A ANPD tem atuado de forma proativa, contribuindo com subsídios ao Projeto de Lei 2.338/2023, especialmente na convergência com a LGPD para garantir direitos como a contestação de decisões automatizadas. Iniciativas como o Sandbox Regulatório em IA e o Radar Tecnológico, cuja terceira edição aborda a IA generativa, demonstram o compromisso com a inovação responsável. Além disso, a recente Tomada de Subsídios sobre IA e proteção de dados, com ampla participação da sociedade, e a atualização dos Padrões Ibero-Americanos reforçam a posição da ANPD como referência regulatória no uso ético e transparente da inteligência artificial”, destacou Waldemar em sua participação no painel.

O diálogo internacional busca fortalecer a troca de experiências e boas práticas entre as regiões, fomentando uma agenda contínua de colaboração em temas cruciais para a era digital. A presença da ANPD no evento reforça o protagonismo do Brasil na construção de políticas públicas que aliem inovação tecnológica e respeito aos direitos fundamentais.

Fonte: ANPD, em 03.07.2025.