A ANCEP - Associação Nacional dos Contabilistas das Entidades de Previdência desempenha um papel fundamental na consolidação especializada em planos de previdência privada. Foi fundada em 1985 e, ao longo destes anos, tem sido protagonista em um setor que exige conhecimentos técnicos profundamente específicos e em constante atualização.
Sua criação surgiu pela necessidade de congregar profissionais da contabilidade que atuavam nessa área proporcionando um espaço para troca de experiências, debates e desenvolvimento profissional. Sua origem foi através de encontros informais entre contadores e, em um destes encontros, no início dos anos 80, surgiu a ideia da criação da associação. Estes momentos de confraternização proporcionaram um rico intercâmbio de conhecimentos, onde dúvidas eram discutidas e as soluções compartilhadas. Os planos de contas sempre se modificando de modo a atender as necessidades das EFPCs, e ao longo desses anos aconteceram muitas alterações até chegarmos à versão atualmente em vigor.
Foram muitos encontros até que um dia o saudoso José Chaves da Câmara subiu em uma cadeira e bradou: “Precisamos, mais do que nunca, tornar realidade a criação da nossa associação”.
Esta proposta foi aceita pelos profissionais que faziam parte destes encontros e concordaram com a ideia. Desta forma nasceu a ANCEP. Com a criação do estatuto e regulamentos estabelecidos a mesma passou a operar em 27 de setembro de 1985 e desde então tem sido reverenciada e respeitada nos órgãos governamentais, nas entidades da previdência e profissionais que atuam no segmento. Desde então vem cooperando e desenvolvendo ações de cooperação com os órgãos afetos visando melhorias, trazendo avanços para a contabilidade e adequando as mudanças que o setor sempre vem passando, participando do aperfeiçoamento global do sistema
Entre as ações desenvolvidas merece destaque a colaboração na formulação do primeiro plano de contas diferenciado pelas EFPCs. Em fevereiro de 2001, outra importante inciativa foi o acordo de cooperação técnica com a SPC (Secretaria de Previdência Complementar) pelo Ministro de Estado da Previdência e Assistência Social Waldeck Ornelas, a Secretaria da SPC – Solange Paiva Vieira e o presidente da ANCEP, Roque Muniz de Andrade,
O objetivo deste acordo foi o desenvolvimento de novos padrões e demonstrativos contábeis para atender as necessidades da contabilização por plano de benefício e adequar o sistema contábil a realidade do atual mercado brasileiro.
Com o tempo e contanto com grandes profissionais, a ANCEP é uma das associações que mais contribui para o sistema de previdência privada não só na área contábil como também oferendo cursos, seminários e workshops para atualização profissional. Também através de seus eventos a associação tem contribuído para a certificação dos contabilistas e demais profissionais que atuam no segmento sejam através da realização de seus cursos, seminários e CONANCEP.
A missão da ANCEP é dar segurança aos contabilistas dos fundos de pensão, e às próprias entidades. O objetivo é promover o desenvolvimento profissional, técnico e cultural dos associados
Também está sempre divulgando publicações materiais técnicos para melhor aprendizado dos profissionais de Fundo de Pensão; sempre representando e defendendo os interesses da categoria juntos aos órgãos reguladores e promovendo a interação entre os associados e o fortalecimento das entidades de Fundo de Pensão.
Em 1995 a ANCEP realizou seu 1º Congresso Nacional cujo tema central foi Ética Profissional data esta inesquecível para a Diretoria da Associação e, também para os profissionais do ramo da previdência.
A partir desta iniciativa, a ANCEP vem realizando bienalmente, seu Congresso Nacional (CONANCEP) sendo que 14º CONANCEP será realizado em setembro de 2025 na cidade do Rio de Janeiro nos dias 22, 23 e 24 de setembro de 2025 ressaltando que o congresso está sendo aguardado por todos aqueles que reconhecem a importância do setor e as iniciativas desenvolvidas.
O CONANCEP recebe público não só dos contabilistas como também dirigentes, conselheiros e demais profissionais do segmento, mas também autoridades governamentais e profissionais de outras áreas que se interessam pelo tema.
Ao longo destes anos a associação tem implementado novas ideias como o Prêmio ANCEP buscando valorizar os profissionais e entidades que destacaram como também profissionais de outras áreas como PREVIC, ABRAPP etc. Sua parceria com outras entidades do segmento como PREVIC, ABRAPP, ANAPAR, RECEITA FEDERAL, APEP, IBA e outros órgãos reguladores, a ANCEP vem crescendo a cada ano e sempre trazendo inovações para o fortalecimento deste segmento. Certamente, o sucesso da ANCEP ao longo destes 40 anos é fruto de compartilhamento, aprofundamento de conhecimento técnico e busca por melhorias neste segmento.
Enquanto completa 40 anos de atividades, Roque Muniz de Andrade ocupa grande parte destes anos como presidente da Associação e tem contribuído grandemente para firmar a imagem da ANCEP e equacionar os interesses dos profissionais, entidades, governo e beneficiários sempre verificando as normas e diretrizes vigentes no sistema previdenciário.
Neste ano de 2025, no mês de setembro e celebrando 40 anos de história sempre com compromisso técnico e contribuindo para o desenvolvimento da previdência complementar no Brasil realizaremos o 14º CONANCEP na cidade do Rio de Janeiro cujo tema central será “PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR EM TRANSFORMAÇÃO: CONVERGÊNCIA, GOVERNANÇA E SUSTENTABILIDADE”.
Em um cenário de constantes mudanças regulatórias, desafios demográficos e transformações tecnológicas, o CONANCEP 2025 propõe uma reflexão sobre o papel da contabilidade, da governança e da integração institucional para garantir a solidez e a confiança no sistema previdenciária complementar.
O CONANCEP se consolida como o maior evento técnico da área contábil e de gestão das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs) reunindo especialistas, autoridades, gestores e profissionais de todo o país para refletirmos sobre os desafios e soluções do setor. O evento contará com a presença de representantes da PREVIC, além de especialistas reconhecidos nacionalmente, conselheiros, auditores, diretores e técnicos de entidades previdenciárias, contribuindo para a pluralidade e qualidade do debate. O passado inspira, o presente fortalece e o futuro desafia e a ANCEP está pronta para seguir construindo esse legado.
A cooperação com órgãos e instituições do segmento como a PREVIC, SRPC e ABRAPP é mais um exemplo como a ANCEP é atuante no avanço e modernização do sistema previdenciário e do profissional contabilista.
Hoje, ao olhar para o futuro, a ANCEP reafirma seu compromisso com o aprendizado contínuo, a inovação e a valorização dos profissionais
Rio de Janeiro, junho de 2025
Diretoria Executiva
Fonte: ANCEP, em 19.06.2025