Área: GGMON
Número: 4
Ano: 2025
Resumo:
Exposição de bebês ao contato com áreas de aplicação tópica de minoxidil (solução) pode aumentar o risco de crescimento anormal de pelos. A Anvisa solicitou que os detentores de registro dos medicamentos realizem a inclusão em texto de bula do referido risco. Os profissionais de saúde devem orientar os pacientes a evitarem o contato com crianças, especificamente nos locais de aplicação desse medicamento.
Identificação do produto ou caso:
Minoxidil soluções tópicas (solução capilar, solução, solução spray, espuma, solução tópica, solução spray capilar).
Problema:
Casos de aumento excessivo de pelos em bebês, condição conhecida como hipertricose, têm sido relatados em países da Europa após o contato da pele em locais onde foi aplicado o minoxidil tópico pelos pais. O minoxidil na forma de solução é indicado para o tratamento da alopecia androgênica (calvície hereditária) em homens adultos. O crescimento dos pelos se normalizou após alguns meses da suspensão do contato com esse medicamento.
Ação:
A Anvisa solicitou aos detentores de registro desses medicamentos que incluam em bula o risco de hipertricose em bebês após exposição tópica acidental ao minoxidil, recomendando cautela para garantir que os bebês não entrem em contato com locais onde o minoxidil foi aplicado por via tópica.
Histórico:
Este é o primeiro alerta relacionado ao tema.
Recomendações:
Os profissionais de saúde devem avisar os pacientes que utilizam minoxidil (solução tópica) para evitar que crianças tenham contato com as áreas onde o medicamento foi aplicado. Também é essencial a lavagem das mãos após a aplicação do produto para prevenir o contato acidental.
Pacientes que utilizam minoxidil em solução tópica e que têm contato frequente com crianças devem procurar um médico caso percebam um crescimento excessivo de pelos nessas crianças durante o uso do medicamento.
Em caso de ocorrência de eventos adversos a medicamentos, notifique no sistema VigiMed.
Anexos:
Referências:
Centro de Farmacovigilância de Navarra. BOLETÍN INFORMATIVO DE FARMACOVIGILANCIA 42
European Medicines Agency. Minoxidil (topical formulation)
Informações Complementares:
Informações completas sobre as referências:
Centro de Farmacovigilância de Navarra. BOLETÍN INFORMATIVO DE FARMACOVIGILANCIA 42. Disponível em: https://www.navarra.es/NR/rdonlyres/55E2E9D6-CECA-48A6-8C09-15498126CE8E/491588/BIF4201.pdf
European Medicines Agency. Minoxidil (topical formulation): CMDh scientific conclusions and grounds for variation, amendments to the product information and timetable for the implementation - PSUSA/00002067/202310. Disponível em: https://www.ema.europa.eu/en/documents/psusa/minoxidil-topical-formulation-cmdh-scientific-conclusions-grounds-variation-amendments-product-information-timetable-implementation-psusa-00002067-202310_en.pdf
Fonte: Anvisa, em 14.04.2025.