No dia 1º de setembro, a ABIMED e o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas formalizaram a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU), consolidando um marco importante nessa parceria estratégica voltada ao desenvolvimento de projetos de tecnologia avançada com impacto direto na saúde e no bem-estar da população brasileira.
A iniciativa busca aproximar governo, indústria e centros de excelência tecnológicos, fortalecendo a cooperação entre esses atores e criando um ambiente favorável ao avanço da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação no Brasil, fomentando e acelerando a inovação, promovendo o desenvolvimento tecnológico e ampliando o uso das capacidades científicas e tecnológicas do IPT pelas empresas associadas à ABIMED, contribuindo para a competitividade da cadeia produtiva da indústria de tecnologia para a saúde . Ao se conectar com um dos mais relevantes centros tecnológicos do país, abre-se a possibilidade de ampliar horizontes para soluções que tragam competitividade, dinamismo e novas oportunidades para o setor.
Nesse contexto, a parceria também dialoga com debates atuais sobre a sustentabilidade das cadeias globais e a relevância de se ampliar a capacidade produtiva em território nacional. Mais do que uma medida conjuntural, trata-se de estimular um ecossistema que favoreça investimentos em novas tecnologias e infraestrutura, incluindo a possibilidade de atração de iniciativas e projetos que fortaleçam o parque fabril brasileiro e gerem benefícios de longo prazo.
A cerimônia de assinatura do MoU contou com a presença de Fernando Silveira Filho, presidente-executivo da ABIMED, Silvio Garcia Jr., head de Relações Institucionais e Governamentais da ABIMED, Anderson Correia, diretor-presidente do IPT, Levi Pompermayer Machado, diretor executivo do IPT, Oseas Ribeiro, assessor diretoria de Ambientes Inovadores e Inteligência de Mercado do IPT, e Alex Vallone, gerente de Inovação Aberta do IPT, todos destacando a importância estratégica do acordo.
Esse é um passo decisivo em uma jornada de colaboração que busca transformar o potencial tecnológico em soluções concretas para a sociedade, reforçando o papel do Brasil como ambiente fértil para inovação em saúde e para iniciativas que ampliem o acesso da população a tecnologias de ponta.
Fonte: Abimed, em 03.09.2025.