Seguros e agronegócio: setores mais afetados pela crise climática
O professor da USP, Paulo Artaxo, alertou: eventos extremos se tornarão 39 vezes mais frequentes. Em workshop da CNseg para jornalistas, ele afirmou que já não é possível limitar o aquecimento global a 2ºC e que o Brasil será uma das regiões mais vulneráveis.
“A saúde humana e a saúde ecossistêmica vai ser fortemente impactada e produzir alimentos para 10 bilhões de pessoas em 2050 nesse novo clima é um desafio enorme e vai levar a migrações em massa e um aumento de tensões geopolíticas”
Seguro no centro do debate climático na Câmara dos Deputados
Durante audiência na Comissão de Meio Ambiente, o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, destacou a presença inédita do seguro nas pautas de sustentabilidade:
“Entre 2013 e 2024, 94%, anotem esse número, 94% dos municípios brasileiros decretaram emergência ou estado de calamidade pelo menos uma vez. Em 2024, particularmente, foram registrados 1.690 desastres naturais no Brasil”
O setor tem ganhado espaço junto a parlamentares, órgãos do Executivo e seguradoras, como um aliado estratégico frente aos desafios do clima.
COP30: a virada tem que começar agora
Segundo Aloisio Melo, Secretário Nacional do Clima, a COP30 deve marcar a transição das promessas para as ações. E o seguro pode ser uma das ferramentas mais eficazes:
“O desenvolvimento de produtos de seguro eu acho que é uma área de desenvolvimento importante no conjunto, no pacote dos instrumentos necessários para que a gente possa lidar melhor com os impactos, minimizar seus efeitos sobre infraestrutura, economia e sobre as comunidades”
Educação em seguros com humor e carisma
O ator Ary Fontoura, que soma 6,5 milhões de seguidores no Instagram, é o novo nome da CNseg para aproximar o setor do grande público. Com seu estilo bem-humorado e acessível, ele falará sobre:
- Previdência e planejamento financeiro
- Seguro de vida e sustentabilidade
- Dúvidas comuns do dia a dia
“A chegada do Ary vem de encontro a uma meta clara do Plano de Desenvolvimento do Mercado Segurador: levar o setor a 10% do PIB brasileiro”, disse Carla Simões, Superintendente de Comunicação e Marketing da CNseg
Você sabia?
Doenças pré-existentes devem ser informadas na contratação de um plano de saúde
Omissão pode ser considerada fraude, e resultar em cancelamento do contrato e até ressarcimento judicial por parte da operadora. Para mais informações sobre a contratação de um plano, acesse o site da FenaSaúde.
Fonte: CNseg, em 29.08.2025