A próxima grande crise financeira terá origem nos gestores de ativos e fundos de pensão, diz pesquisadora


Por Diego Viana
A socióloga Kim Pernell examina a regulação por um ângulo incomum: o das influências culturais que determinam as decisões dos reguladores
A atividade financeira e econômica está se afastando cada vez mais do sistema bancário regulado. Por isso, a próxima grande crise deve ter origem nos gestores de ativos e fundos de pensão, alerta a socióloga americana Kim Pernell, da Universidade do Texas. Pernell é autora de “Visions of Financial Order” (Visões da ordem financeira, Princeton University Press, 2024), que trata das respostas de reguladores financeiros à crise de 2008, comparando os Estados Unidos com o Canadá e a Espanha.
A socióloga examina a regulação por um ângulo incomum: o das influências culturais que determinam as decisões dos reguladores. A pesquisa que deu origem ao livro começou em 2012 como um projeto de doutorado na Universidade Harvard, que tentava explicar a facilidade com que bancos e outras instituições financeiras puderam adotar comportamentos arriscados nas décadas que antecederam a quebra do banco Lehman Brothers.
Fonte: Valor Econômico, em 07.11.2024