“A população brasileira quer Medicina de qualidade”, destacou o presidente da AMB, em audiência pública no Senado sobre Exame de Proficiência em Medicina


O presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. César Eduardo Fernandes participou, na tarde desta quarta-feira (27), de audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) – do Senado Federal, com o objetivo de debater sobre a criação do Exame Nacional de Proficiência em Medicina, através do Projeto de Lei 2294/2024, que altera a Lei nº 3.268, de 30 de setembro de 1957.
O exame, que tem o apoio da AMB e de outras entidades médicas, é fruto do PL, de autoria do senador Astronauta Marcos Pontes, para instituir uma prova obrigatória direcionada a médicos recém-formados, com o intuito de garantir que esses profissionais possuam a qualificação necessária para exercer a profissão.
A ideia se assemelha ao exame da OAB, voltada para advogados, com aplicação de uma prova que avalia as competências profissionais, éticas, conhecimentos teóricos e habilidades clínicas dos médicos.
Em sua participação, Dr. César, inicialmente, apresentou alguns dados da Demografia Médica no Brasil 2025, estudo que contou com a contribuição da AMB, destacando a abertura das mais de 450 escolas médicas no país e do número insuficiente de residência médica para o quantitativo de profissionais.
“A abertura indiscriminada de escolas médicas no Brasil não segue o roteiro que respeita à qualificação da formação profissional, carece de fundamentação técnica e do conhecimento da realidade do ensino médico e da assistência”, pontuou o gestor.
O presidente da AMB ainda alertou: “Mais do que isso, passa à população uma ideia equivocada e perigosa de que aumentando de forma absurda o número de egressos dos cursos de medicina traz uma boa e segura assistência médica aos cidadãos brasileiros. Saiu hoje uma pesquisa Datafolha destacando que 96% dos brasileiros apoiam a implementação de prova obrigatória para recém-formados em Medicina. A população brasileira quer Medicina de qualidade. E espero que aqueles que estão aqui presentes saiam absolutamente convencidos da importância do exame”.
Assista a participação do Dr. César Eduardo Fernandes na audiência pública de hoje no Senado.
A audiência pública foi presidida pelo senador Hiran Gonçalves, e contou ainda com a participação do presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. Hiran Gallo; da Dra. Eliete Bouskela, presidente da Academia Nacional de Medicina; do senador Astronauta Marcos Pontes; de Marta Wendel Abramo, representando o Ministério da Educação; Dr. Lucas Faidiga, presidente da Associação de Médicos Residentes; da Dra. Ludhmila Abrahão Hajjar, também representante do Ministério de Educação; Dr. Felipe Proenço, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES, e Giobana Lins Lima, coordenadora-geral da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina- Denem.
Em julho deste ano, foi enviada uma carta pela Associação Médica Brasileira e por suas Sociedades de Especialidades Médicas e Federadas para sensibilizar os parlamentares sobre o tema. Confira a íntegra da audiência pública de hoje sobre Exame de Proficiência em Medicina.
Fonte: AMB, em 27.08.2025.