Buscar:

75% dos segurados não usam assistências adicionais que já pagam para usufruírem

Imprimir PDF
Voltar

Apesar do crescimento do setor de seguros ser de 6% a 10% ao ano, dependendo do segmento, clientes utilizam pouco os serviços adicionais disponíveis.

O mercado de seguros tem se mostrado aquecido nos últimos anos. Seu crescimento constante varia de 6% a 10% ao ano, de acordo com o segmento. Dados do mercado apontam que entre 30% e 40% da população brasileira já possui algum tipo de seguro, seja ele do segmento de vida, residencial, veículo ou saúde.

Entre os segmentos do setor, o seguro mais popular é o produto voltado para veículos: cerca de 25% a 30% dos veículos registrados no Brasil possuem algum tipo de seguro. Tendo em vista o potencial de crescimento do setor de seguros, frente ao número de brasileiros que ainda não contratam os serviços, é importante que a população conheça e aprenda a usar as assistências adicionais que são oferecidas em todos os tipos de seguros, para além das coberturas tradicionais.

“As assistências adicionais do seguro são, em média, usufruídas por 25% dos clientes das seguradoras, sendo que as mais utilizadas são aquelas oferecidas pelo seguro residencial, apesar de esse não ser o tipo de seguro com maior penetração entre a população”, explica Paulo César, Diretor Executivo da Omni1, unidade de negócio da Wiz Co, empresa que atua no segmento de venda de seguros e distribuição de consórcios e crédito.

“Na grande maioria dos casos, os clientes não buscam as assistências adicionais quando precisam por desconhecimento, por isso é importante que, na contratação, os clientes se informem e que os corretores de seguros apresentem para eles todas as opções de serviços adicionais”, diz o executivo.

Paulo ainda alerta para a variação de assistências, das condições de uso e de preços que as apólices podem ter, mas garante que a maioria delas oferece serviços adicionais que podem facilitar o dia a dia dos segurados. O executivo listou algumas das assistências mais comuns que são oferecidas, de acordo com o tipo de seguro:

Seguros Residenciais

  • Reparo de vidros: substituição ou conserto de janelas e portas de vidro.
  • Serviços de jardinagem: manutenção de jardins, incluindo poda e cuidados com plantas.
  • Limpeza de piscina: manutenção e limpeza de piscinas residenciais.
  • Assistência para obras: auxílio na contratação de mão de obra para reformas e pequenas obras.
  • Serviços de desentupimento: assistência para desobstrução de canais de esgoto e ralos.

Seguros de Veículos

  • Assistência a pneus: troca de pneus furados ou reparo.
  • Serviço de motorista: disponibilidade de um motorista para levar o segurado ou o veículo.
  • Desbloqueio de veículo: abertura de veículos com chave dentro ou travados.
  • Transporte de animais de estimação: assistência para transporte seguro de animais em viagens.

Seguros de Saúde:

  • Transporte para consultas: transporte de pacientes para consultas médicas.
  • Acompanhamento domiciliar: profissionais que ajudam na recuperação de pacientes em casa.
  • Campanhas de vacinação: ofertas de vacinação em domicílio.

Seguros de Vida:

  • Assistência para planejamento de funeral: organização e cobertura de custos para serviços funerários.
  • Consultoria em previdência: orientação sobre planos de previdência e investimentos.
  • Serviços de orientação e apoio psicológico para a família
  • Outros serviços, de acordo com a apólice:
  • Consultoria jurídica: apoio jurídico para questões relacionadas ao seguro.
  • Serviço de concierge: assistência em reservas de hotéis, restaurantes e eventos.
  • Assessoria de viagens: suporte em planejamento de viagens, incluindo seguro viagem.

Fonte: Wiz Co/InPress Porter Novelli, em 19.08.2025.