Buscar:

43º CBPP: Paulo Valle recebe 25º Prêmio Nacional de Seguridade Social

Imprimir PDF
Voltar

Por Alexandre Sammogini

O Secretário do Tesouro Nacional do Ministério da Economia Paulo Fontoura Valle recebeu o 25º Prêmio Nacional de Seguridade Social nesta quinta-feira, 20 de outubro, em São Paulo. A solenidade de premiação foi realizada na tarde do segundo dia do 43º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP) – evento que reúne mais de 5 mil participantes com público online e presencial.

A entrega do prêmio foi realizada pelo Superintendente Geral da Abrapp, Devanir Silva. Ele esteve no papel de patrono da tradicional premiação conferida pelo sistema Abrapp, Sindapp, ICSS e UniAbrapp que busca reconhecer o trabalho de personalidades e lideranças para o desenvolvimento da Previdência Complementar. No caso de Paulo Valle, ele está recebendo a premiação pelos esforços e contribuições realizadas durante o período que ocupou o cargo de Subsecretário do Regime de Previdência Complementar (SURPC) de janeiro de 2019 a outubro de 2021.

Em seu discurso, Paulo Valle agradeceu não apenas a homenagem, mas sobretudo os resultados do trabalho realizado durante três anos em parceria com a Abrapp e demais membros do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC). “Foram anos muito gratificantes. Começamos em 2019 com a elaboração de um planejamento estratégico para os quatro anos seguintes. Olhando para trás, vejo que alcançamos com sucesso nossos objetivos”, disse. Ele lembrou que havia uma preocupação com a perda de tração do setor que se encontrava estagnado.

“Conseguimos fomentar o setor com os planos família e corporativos. Avançamos também na modernização do arcabouço legal. Juntamente com a Abrapp, a Previc e a Fenaprevi, elaboramos uma proposta de nova legislação”, disse que referência ao Projeto de Lei de Harmonização entre abertas e fechadas. Paulo Valle avalia que o projeto não avançou devido à chegada do ano eleitoral, mas que deve avançar para sua aprovação após as eleições. Ele mesmo se comprometeu a seguir incentivando sua aprovação. E afirmou também que agora como Secretário do Tesouro Nacional continua atuando para a retomada do equilíbrio da dívida pública.

Devanir Silva e o Diretor-Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins, se referiram publicamente em diversos momentos ao diálogo positivo com o então Subsecretário e sua equipe como uma relação muito construtiva que deu origem a diversas regulações e projetos de lei que ajudaram a modernizar o sistema de Previdência Complementar no país. Um dos marcos do relacionamento de Paulo Valle com o sistema Abrapp foi a elaboração de um planejamento estratégico conjunto para o sistema com a consequente retomada do protagonismo do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) no período em que presidiu o órgão regulador.

Trajetória – Antes de ocupar a Subsecretaria do Regime de Previdência Complementar, Paulo Valle exerceu o cargo de Presidente da Brasilprev de dezembro de 2015 a março de 2018. Foi Subsecretário da Dívida Pública do Tesouro Nacional de 2006 a 2015, tendo sido responsável pela administração das dívidas interna e externa da União e pelo relacionamento com investidores e agências de rating. Também exerceu o cargo de Coordenador-Geral de Operações da Dívida Pública de 1999 a 2006, tendo liderado a implantação do programa Tesouro Direto, venda de títulos públicos diretamente ao público.

Atuou como Presidente do Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC, Vice-Presidente da Federação Nacional de Previdência e Vida – Fenaprevi. Ele é economista e Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional desde 1996, e possui MBA em Finanças pelo IBMEC e extensão em Economia pela George Washington University.

Clique aqui para acessar a programação completa!

O 43º Congresso Brasileiro de Previdência Privada é uma realização da Abrapp, com apoio de ICSS, Sindapp, UniAbrapp e Conecta. Patrocínio diamante: BB Asset Management, BTG Pactual, Credit Suisse e Sinqia. Patrocínio ouro: Aditus, BNP Paribas Asset Management, Bradesco, BV Asset, Galapagos Capital, Gama Investimentos, Giant Steps Capital, Itajubá, Itaú, MAG, Mercer, Safra, Santander Asset Management, Spectra Investiments, Sul América Investimentos e XP. Patrocínio prata: AZ Quest, Bahia Asset Management, Banco Pan, BlackRock, Brasil Capital, FuturoTech, Global X, GTIS Partners, JGP, J.P. Morgan Asset Management, Maps + Data A, Market Axess, M Square, Patria, Plural Gestão, Schroders, Trígono Capital, uFund e Vinci Partners. Patrocínio bronze: Anbima, Apoena, Carbyne Investimentos, Claritas, Constância Investimentos, Daycoval, Fator, Franklin Templeton, Mapfre Investimentos, Método Investimentos, PRP, Quantum, RJI Investimentos, Venko Investimentos e Trust Solutions.

Fonte: Abrapp em Foco, em 20.10.2022.