Buscar:

4° Seminário Dever Fiduciário: Aperfeiçoar ética, governança e sustentabilidade faz parte das melhores práticas das EFPC

Imprimir PDF
Voltar

Por Bruna Chieco

O 4° Seminário Dever Fiduciário iniciou nesta quarta-feira, 5 de julho, em formato 100% online, trazendo reflexões sobre ética, governança e sustentabilidade dentro do tema central “Necessária Evolução da Governança – Governança Ágil e Perspectivas para a Governança das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC)”.

Jarbas Antonio de Biagi, Diretor-Presidente da Abrapp, participou da abertura destacando que aperfeiçoar questões de ética, governança, sustentabilidade e integridade faz parte das melhores práticas das EFPC, em um contrato que passa por gerações e impacta milhares de beneficiários no Brasil.

“Nosso objetivo é que o segmento atinja a toda a população. A Previdência Complementar Fechada para todos”, disse, ressaltando os números do sistema, que 2022 pagou R$ 88 bilhões em benefícios e caminha para totalizar R$ 1,3 trilhão em reservas.

Biagi enfatizou que embora o objetivo do setor seja conceder benefícios lá na ponta para milhões de participantes que confiam suas reservas às fundações, a fase de acumulação de recursos é muito importante. “Por isso temos melhorado a governança em cada ato que é praticado nas nossas entidades”.

Não por acaso, a previdência privada está na ordem social, e diante disso, Biagi destacou o momento que o segmento vive, revistando normativos para torná-lo melhor a partir da criação, no âmbito do Ministério da Previdência Social, de um Grupo de Trabalho instalado no último dia 28 de junho, e que tem como membros que representam as EFPC o próprio Jarbas Antonio de Biagi e a Diretora Vice-Presidente, Cláudia Trindade.

“O momento é bom, a ordem social está pautada no Ministério da Previdência Social, e ouviremos nossas associadas para o GT. A cada dia vamos dando um passo de melhoria no nosso segmento”, complementou.

Também na abertura, Carlos Alberto Pereira, Diretor-Presidente do Sindapp, alertou sobre o dever maior das EFPC, que é o de cuidar dos interesses de milhares de pessoas. “Esse interesse e esse dever se refletem na governança, ética, sustentabilidade e, principalmente, no olhar para o futuro”, disse.

Segundo ele, controles são necessários e uma visão sobre riscos também. “O Seminário se propõe a trazer conteúdos inovadores sobre o tema e nos atualizar sobre nossa responsabilidade, que a cada dia deve ser renovada”, enfatizou Pereira.

“Precisamos criar ações de fomento para a grandeza do sistema, pois quanto maior o sistema, mais forte ele será e mais argumentos teremos na busca por soluções, inclusive na esfera governamental”, concluiu.

O 4° Seminário Dever Fiduciário é uma realização da Abrapp e Sindapp, com apoio institucional da UniAbrapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Ouro: Gruppo Investimentos e PFM Consultoria e Sistemas.

Fonte: Abrapp em Foco, em 05.07.2023.