Buscar:

3º Encontro Nacional: Mix de Ideias promove interação e diversidade de experiências

Imprimir PDF
Voltar

O segundo dia do 3º Encontro Nacional de Comunicação, Relacionamento e Educação da Previdência Complementar Fechada, realizado em Brasília (DF) nos dias 1 e 2 de agosto, foi animado pela apresentação de experiências bem-sucedidas das entidades no espaço Mix de Ideias. Durante a parte da manhã, o encontro contou com a apresentação interativa de 10 cases com multiplicidade de temas e áreas (ver programação).

“Tivemos a participação ativa do público com a apresentação de diversos cases de sucesso que abrilhantaram nosso encontro. Foi um momento de integração que permitiu a absorção de conhecimento pelos participantes do evento”, disse Marisa Santoro Bravi, Secretária Executiva da Comissão Técnica de Estratégia e Criação de Valor. Ela explicou que o formato não-tradicional das apresentações incentivou uma troca mais efetiva de conhecimentos entre aqueles que estavam apresentando a experiência prática e o público.

“O Mix de Ideias foi um momento muito interativo, com uma diversidade importante de experiências. Cada participante do evento pôde assistir e participar da apresentação de até quatro cases diferentes”, disse Lucas Nóbrega, Diretor Executivo da Abrapp. O dirigente comentou que teve um feedback muito positivo dos participantes logo após a realização da atividade. “Os comentários foram muito positivos. Todas as apresentações estavam lotadas”, disse Lucas.

A participação ativa e a integração marcaram a realização do 3º Encontro Nacional como um todo. Segundo o Diretor da Abrapp, a integração foi fortalecida com a unificação das antigas comissões de comunicação, relacionamento e educação que em 2018 se concentraram na nova Comissão de Estratégia e Criação de Valor. Para Marisa Bravi, no encontro também foi possível perceber a forte integração e engajamento dos membros de todas as comissões regionais.

Economia Comportamental - Se no primeiro dia do encontro (ler matéria), a maior parte das palestras girou em torno da temática da inovação tecnológica e da necessidade de reinvenção do sistema, no segundo dia (período da tarde), os temas principais foram a economia comportamental e a reorientação da própria carreira. Antônio Matheus de Sá, do Instituto Brasileiro de Neuromarketing e Neuroeconomia falou sobre as dificuldades de adquirir o hábito de poupar frequentemente. “É como praticar exercício físico, não é fácil adquirir o hábito de se exercitar diariamente”, disse o especialista.

Ele explicou que a aquisição de um novo hábito depende de um estímulo que possa gerar prazer ao corpo. E os objetivos a longo prazo são mais difíceis de motivar nossas ações, porque não geram esse prazer físico. Um exemplo de estímulo, é a recompensa com a entrega de algum brinde. “Pode ser uma moedinha ou um cofrinho, que não tem muito valor material, mas que funciona como recompensa. As pessoas ainda são muito apegadas à materialidade dos objetos”, disse.

Em outra palestra da tarde, Roni Cunha Bueno, contou sua experiência e deu recomendações de como reorientar a própria carreira. “Em um momento da vida, larguei meu emprego e fui trabalhar em uma pequena empresa que funcionava no fundo de um estacionamento. Meu pai não entendeu, foi contra minha decisão, mas fui mesmo assim”, disse. A empresa que ele foi trabalhar era a NetShoes, na época uma pequena startup, onde ele liderou a área de marketing e vendas durante cinco anos. Isso aconteceu em 2007 e quando decidiu deixar a Netshoes em 2012, o profissional já tinha ganho todos os prêmios nacionais e internacionais.

“A nova economia vai tirar você cada vez mais da zona de conforto. Aquela ideia de fazer uma faculdade, conseguir um bom emprego acabou, minha vida está feita, está desaparecendo”, disse Roni. Em sua palestra, o profissional disse que é necessário buscar uma boa formação cultural. Mais que a capacitação técnica, as empresas e startups buscam pessoas com “fit cultural”, ou seja, que estejam alinhadas com o propósito e com a cultura da organização.

O 3º Encontro Nacional contou com público recorde de mais de 270 participantes. O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas: Arquivar, Infobase Interativa, Itaú Soluções, Arte da Criação, Mestra Informática e Focus Networks.

Fonte: Acontece Abrapp, em 03.08.2018.