Cadernos de Seguro - Edição nº 182

Imprimir

Análise

Cadastro das Principais Corretoras de Seguros
O estudo ESECS (Estudo Socioeconômico das Corretoras de Seguros), divulgado pela Fenacor em 2013, fez uma pesquisa com quase duas mil empresas corretoras de todo o país.
Por Francisco Galiza

Diferenças entre o seguro de vida tradicional e o seguro prestamista
O objetivo do presente estudo é identificar diferenças entre o seguro de vida tradicional e o seguro prestamista, de tal sorte que seja possível medir se este último é seguro de dano ou de pessoa, em face das peculiaridades de que se reveste.
Por Ricardo Bechara Santos

Ponto de Vista

Riscos Operacionais

Em 31 de julho de 2014, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) publicou a Circular nº 492. O documento trata dos critérios para a constituição de banco de dados de perdas operacionais nos próximos 36 meses, pelas sociedades seguradoras.
Por Alexandre de Oliveira

A abertura do resseguro

A abertura do mercado de resseguro em 2007 marcou o fim do monopólio da atividade nas mãos do Estado.
Por Claudio R. Contador

Opinião

Agregadores e sites de venda on-line de seguros nos países emergentes

Muito se fala na venda on-line e no crescimento e domínio de mercado experimentados pelos agregadores de preços de seguros em países desenvolvidos como a Inglaterra, ou mesmo onde os mesmos não foram tão bem-sucedidos, como os Estados Unidos.
Por Miro Cequinel

Entrevista

Voltar a crescer

O mundo atravessa uma nova Revolução Industrial, e o país precisa se preparar devidamente para tomar parte nela e não perder oportunidades: esse é o alerta do economista e ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso.
Por Vera de Souza

Reportagem

Inauguração do CEPAR

Com objetivo de atender a relevantes demandas na área de desenvolvimento e pesquisa aplicada, referentes à mensuração dos mais diversos riscos presentes nas atividades econômicas, um grupo de professores do curso de ciências atuariais do Instituto de de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) fundou, em agosto de 2014, o Centro de Pesquisas Aplicadas em Risco (CEPAR).
Por César N., Eduardo M., Marcos S. e William N.

Fonte: Escola Nacional de Seguros, em 05.12.2014