Buscar:

CIAB discute Marco Civil da Internet

Imprimir PDF
Voltar

O CIAB FEBRABAN - Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras – recebeu nesta quinta-feira (05.06) Fábio Coelho, diretor geral do Google Brasil, para a realização da palestra “Transformação de Negócios com o Consumidor Hiperconectado”. Na apresentação, Fábio traçou uma análise do perfil altamente dinâmico da geração atual, formada por jovens que representam o público consumidor de hoje e de amanhã.

 “Para esse público, opções de pagamento fácil e rápido são importantes na hora da decisão de compra”, comentou. Segundo ele, metade do tempo em que os brasileiros estão conectados à internet se passa em plataformas móveis. Fábio abordou ainda o poder das redes sociais como canais para geração de negócios e concluiu: "As empresas que entenderem como melhor se ajustar a essa economia digital terão mais chances de sobreviver".

Cibersegurança

O painel “Cyber Security”, com Leon Achjian Jr, gerente de segurança de TI da Scopus, e Denise Anderson, VP de Government and Cross Sector Programs do FS-ISA, traçou um breve histórico da evolução do cibercrime e da segurança digital, abordando pontos de atenção para empresas e bancos. Leon enfatizou a importância do papel das empresas de tecnologia ao oferecerem suas soluções ao mercado: "Um dos grandes desafios da segurança atualmente são as brechas no desenvolvimento de aplicações. Por isso é importante considerar boas práticas de segurança em todas as etapas do desenvolvimento. Para isso, é necessário que a equipe esteja atualizada e bem informada sobre quais os principais vetores de ameaças na atualidade".

Marco Civil da Internet

O painel sobre o Marco Civil da Internet contou com a participação dos advogados especializados em direito digital Renato Ópice Blum e Anette Martinelli, além de André Leão, representante do Supremo Tribunal de Justiça, com mediação da jornalista especializada em TI Cristina De Luca. Os participantes expressaram suas análises jurídicas sobre o documento sancionado há pouco mais de um mês pela presidenta Dilma Rousseff, comentando sobre seus pontos positivos e negativos. Renato destacou o Art. 24 do Marco Civil, que reforça a necessidade de instituições de ensino no Brasil oferecerem educação sobre o uso da Internet, aumentando o acesso do jovem brasileiro ao mundo digital.

Mercado de seguros

O CIAB 2014 abriu um painel de discussão sobre o mercado de seguros no Brasil, que debateu os principais desafios dos próximos anos. Atualmente, o mercado brasileiro representa 40% de todos os contratos de seguro fechados na América Latina. Mas o mercado interno tem muito potencial para crescer, uma vez que apenas 30% da frota brasileira está segurada, segundo Felipe Meirelles Pereira, Superintendente de Atendimento de Operações do Itaú Seguros. O painel foi mediado por Elias Zogbi, sócio da área Enterprise Risk Services da Deloitte.

Outro fato a ser considerado é que “mais de 48% dos consumidores consultam a reputação das empresas nas mídias digitais antes de comprar produtos ou contratar serviços”, afirma Paulo Rossi, Diretor de Marketing do Grupo Segurador Banco do Brasil e MAPFRE. Para Paulo, “hoje as lojas são puramente para a experiência do consumidor”. César Lopes, Diretor de Seguros de Vida da Caixa Seguros, concluiu que os investimentos em novos canais são cruciais para o crescimento nas vendas de seguros, uma vez que os clientes estão buscando cada vez mais novas alternativas de atendimento.

Terceiro dia do evento

Nesta sexta-feira – terceiro e último dia do evento - as palestras sobre tendências da computação são os destaques da programação do CIAB FEBRABAN 2014. Dentre esses temas estão: “Analytics e Big Data”, contando com executivos da EMC, IBM e Deloitte; “Mobile Payments”, com palestrantes da Capgemini, Mastercard e Santander, e “Acelerando a Inovação”, que analisa os 10 anos do Espaço Inovação do CIAB, que dá oportunidade para empresas startup exporem suas soluções inovadoras ao mercado.

O diferencial da programação fica a cargo da palestra de encerramento, ministrada pelo técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, com o tema “Identificando Oportunidades e Obtendo Resultados”.

Na área de exposição, empresas do setor de tecnologia e bancos apresentam novas soluções para o mercado financeiro, com foco em tendências crescentes como a mobilidade e o acesso digital, e formatos inovadores para a segurança de transações. Inovações em terminais de autoatendimento, biometria e mobile banking estão entre os destaques dos mais de 100 estandes de expositores.

Fonte: FEBRABAN, em 09.06.2014.