Buscar:

Sindapp: Incentivo à Autorregulação, representação sindical e novas associadas

Imprimir PDF
Voltar

imagem abrapp 20022020

Em entrevista ao Acontece, o novo Diretor Presidente do Sindapp, José de Souza Mendonça falou sobre os planos do Sindicato para a gestão que está se iniciando para o triênio 2020-2022. "A nova gestão é uma continuidade do que já vem sendo feito. O Sindapp é um braço da Abrapp, estamos aqui para trabalhar juntos com a Associação e chegar em um ponto comum, que é atender às necessidades das entidades associadas", disse Mendonça. Nesta semana, a nova diretoria realizou sua primeira reunião na última terça-feira, 18 de fevereiro. 

Segundo o dirigente, o Sindapp deve pensar em estratégias para dar continuidade ao trabalho de Autorregulação, que é feito junto à Abrapp e ao ICSS. "Nosso trabalho é motivar as entidades a aderirem aos Códigos e processos de obtenção dos Selos", comentou Mendonça. Hoje, são cerca de 60 entidades que participam do Código de Autorregulação em Governança de Investimentos, com nove Selos concedidos até o final de 2019; enquanto sete aderiram ao Código de Governança Corporativa. 

Além disso, o Sindicato também atua com as entidades na comercialização de seguros D&O para conselheiros e dirigentes das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). "Esse produto representa uma segurança aos dirigentes, e temos um trabalho contínuo de motivação para que as entidades façam adesão", explica o Diretor Presidente do Sindapp. O Sindicato mantém parceria com a corretora Apoena para comercializar o produto, e até o ano passado as seguradoras AIG, Zurich, Axa e Austral atuavam na oferta do produto junto com a  corretora.

Planejamento - "Temos que fazer algumas adequações em função do novo planejamento estratégico, e vamos nos debruçar sobre ele, ver o que devemos dar continuidade e o que vamos implementar a partir dele", complementa. A reunião da Diretoria do Sindapp já colocou alguns temas na mesa para reflexão, como as alterações do estatuto e do Plano Básico de Organização (PBO), a nova composição da Comissão de Ética, além da análise do programa de trabalho e proposta orçamentária para 2020. Também foi aprovado o calendário de reuniões para este ano.

Nesta primeira reunião também foram divididas as funções entre os diretores. O Diretor Presidente do Sindapp assumiu a função Financeira; o Vice-Presidente, José Luiz Rauen, ficou com a área Sindical; a Diretora Liane Câmara Chacon será responsável pela Ética; Ana Maria Mallmann Costi cuidará da Comunicação; Erasmo Cirqueira Lino ficou com o Planejamento; e Marcelo Sampaio Soares, com a área Jurídica. Também ficou definido que os Diretores suplentes, Valeria Bernasconi e Celso Luiz Andretta, participarão das reuniões do Sindicato para acompanhar permanentemente os assuntos tratados. 

Representação sindical – A ampliação do número de associadas será um trabalho liderado pela Diretora Ana Maria Costi. "Ela trará sugestões de como deve levar adiante a estratégia de trazer novas associadas, dando continuidade ao que já foi realizado pela gestão anterior, que trabalhava muito em cima dessa questão", destaca Mendonça. Hoje, o Sindapp conta com 160 associadas.

Já as Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) celebradas pelo Sindapp continuam sob comando de José Luiz Rauen, que na gestão anterior já fazia esse trabalho como membro da Diretoria do Sindicato. "Hoje, temos essa representação em quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Não é de nosso interesse firmar CCT em outros estados, em vista da peculiaridade das EFPC em seguirem as políticas de pessoal de suas patrocinadoras", explica Rauen. 

Juntamente com a Gerente Jurídica da Abrapp, Célia Piovezam, e o consultor jurídico especializado em negociações coletivas de trabalho, Cláudio Benedet, o Sindapp está em contato com os sindicatos de empregados dos estados elencados. "Após a semana de Carnaval, iniciaremos o ciclo de assembleias e rodadas de negociação", disse Rauen.

Fonte: Acontece Abrapp, em 20.02.2020