Buscar:

Seminário realiza abordagem integrada de ética, governança e sustentabilidade (SP, em 02.05.2019)

Imprimir PDF
Voltar

imagem acontece 15042019

A Abrapp realizará em parceria com o Sindapp o seminário “Dever Fiduciário” - Ética, Governança e Sustentabilidade no próximo dia 2 de maio, em São Paulo. A organização do evento e a definição da programação envolve o trabalho conjunto da Comissão Técnica de Governança e Riscos e do Comitê de Sustentabilidade, ambos da Abrapp, e da Comissão de Ética do Sindapp.

“É importante destacar o trabalho conjunto entre a Abrapp e o Sindapp, com a participação das três comissões. O seminário contará com uma palestra magna e três plenárias, cada uma delas focada em um dos temas: ética, governança e sustentabilidade”, explica Adriana de Carvalho, Secretária Executiva da Comissão Técnica de Governança e Riscos da Abrapp.

“A ética é um dos pilares da governança. Não existe transparência e boa governança corporativa sem ética, que aliás é um elemento essencial para qualquer tipo de relação. E a sustentabilidade está dentro da governança, em uma perspectiva de gestão de longo prazo”, explica Aparecida Pagliarini, Advogada e Coordenadora da Comissão de Ética do Sindapp. A especialista ressalta a importância de relacionar os três temas em um único evento.

“As três vertentes possuem uma correlação muito estreita pois constróem o mesmo propósito. Vamos discutir a ética no processo decisório. Não é possível decidir bem se não há bons propósitos”, comenta Aparecida. O tema da plenária é o seguinte: “Ética e a construção do processo decisório: como tratar o conflito ético na tomada de decisões”. A plenária irá discutir os conflitos de interesses e a definição trazida pela Resolução CMN 4.661/19 e os papeis dos agentes de governança.

Ainda na abordagem da ética, o seminário contará com o lançamento do e-book “Gestão Responsável - Sob o Enfoque da Ética”, disponibilizado recentemente para download gratuito para as associadas da Abrapp e do Sindapp (ler mais).

Novos parâmetros - Uma das plenárias do seminário terá como título a “Governança Corporativa e Disrupção - Novos Parâmetros para Novos Modelos”, que tratará da relação do dever fiduciário com a prestação de informações e a transparência à luz do maior rigor no controle e monitoramento nos processos de investimentos exigidos pelos órgãos reguladores e fiscalizadores. “Pretendemos reforçar a importância de seguir o princípio da transparência para avançar na divulgação clara das políticas e estratégias de investimentos para alcançar os objetivos que são os pagamentos dos benefícios contratados”, diz Adriana de Carvalho.

Neste aspecto, entrará ainda os temas da sinergia com a nova Lei Geral de Proteção de Dados e uma Instrução Normativa da Previc que trata do assunto. A plenária tocará ainda na questão das práticas e estruturas internacionais de governança em comparação com o modelo brasileiro. O seminário terá ainda como um dos pontos altos do evento, o lançamento do novo Código de Autorregulação em Governança de Investimentos (leia mais nas próximas edições).

Princípios ASG - Em outra plenária programada para o seminário, o tema será “Rentabilidade e Sustentabilidade: Propósitos sem Conflitos”. “Vamos discutir e apresentar cases de investimentos rentáveis e sustentáveis e a importância da análise de risco e governança social trazida pela Resolução CMN 4.661”, diz Raquel Castelpoggi, Coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da Abrapp. A especialista indica o Artigo 10º inciso que trouxe a exigência de análise ASG (Ambiental, Social e de Governança) nos investimentos das entidades fechadas.

“Neste momento de maior diversificação das carteiras das entidades, em virtude da queda das taxas dos títulos públicos, ganha relevância a adoção de critérios e princípios de sustentabilidade na análise dos riscos dos novos investimentos, como por exemplo, infraestrutura”, aponta Raquel. As tragédias de Mariana e Brumadinho são eventos que evidenciam a necessidade de adoção de uma criteriosa análise e monitoramento dos riscos ambientais e de governança para evitar prejuízos para as aplicações das entidades.

Clique aqui para inscrições e programação.

Fonte: Abrapp Acontece, em 15.04.2019.