Olhar para os problemas da saúde brasileira pressupõe o enfrentamento de questões estruturais, como a falta de recursos, investimentos tecnológicos, formação de profissionais, padronização de sistemas, entre outros. Sob o tema “Saúde: a mudança que o Brasil precisa”, o Conahp (Congresso Nacional de Hospitais Privados) debateu, no final de 2022, as principais tendências do futuro da saúde no Brasil e no mundo. A Medicina S/A apresenta os pontos debatidos pelos principais especialistas em gestão de saúde do mundo. Faça o download gratuito da edição e confira as perspectivas.
Destaques da Edição
Gestão Assistencial 4.0: Entrevista exclusiva com José Marcelo de Oliveira, diretor-presidente do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Fortalecimento da Saúde Suplementar: Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil, explica em artigo por que a complementaridade à saúde pública é o caminho para ampliar o acesso da população à assistência.
Telemedicina ainda se concentra no setor privado: Inquérito da USP com quase 1.200 médicos aponta que modalidade cresceu de forma desigual.
Avanços nas Regras de Prescrição Eletrônica: Acompanhe a análise de Camila Martino Parise e Nicole Recchi Aun, do escritório Pinheiro Neto Advogados.
Impacto milionário do absenteísmo na saúde: Levantamento pelo IQG mostra que prejuízo pode ultrapassar R$ 25 milhões ao ano.
Cuidados paliativos na atenção primária: Mudança no perfil da população exige que atenção primária à saúde invista em cuidados paliativos. É o que constata os resultados de pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
Cooperativismo, mercado e educação financeira: Vladimir Andrade Duarte, diretor-executivo da Unicred do Brasil, aborda esses e outros tópicos em entrevista.
Índice de Preparação Cirúrgica: Pesquisadores brasileiros do HRAC/Centrinho desenvolvem ferramenta para reduzir atrasos e fortalecer cirurgias eletivas.
Democratizando o Ensino Médico: Marcus Tatagiba, CEO da EBRAMED, conta como está inovando a forma de ensinar medicina no Brasil.
Brainlab: Cirq Robotics, assistente cirúrgico portátil.
B.Braun e Aesculap: Soluções minimamente invasivas para cirurgia geral.
Getinge: Autoclave Solsus 66, eficiência com redução de custos.
Zeiss: Quatera 700, cirurgia de catarata mais eficiente e segura.
CRM Surgical: Versius, robô cirúrgico compacto e modular.
Fonte: Medicina S/A, em 08.02.2023