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Real Grandeza instaura serviço de auditoria em saúde para reduzir custos e avaliar qualidade

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Com o objetivo de reduzir custos e avaliar a qualidade do atendimento prestado aos seus beneficiários, a Real Grandeza instaurou auditoria externa em saúde (hospitalar e homecare), na rede credenciada no início do mês de abril. O estado de Minas Gerais (com cinco hospitais credenciados), e o município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, (com dois hospitais e um serviço de homecare), foram os primeiros locais a receber o serviço.

A auditoria em saúde é formada por uma equipe de médicos, peritos e enfermeiros e ocorre em dois momentos: durante a internação (auditoria concorrente) e depois da alta do paciente (auditoria retrospectiva). Ao chegar ao hospital credenciado, o auditor, antes de analisar o prontuário de cada beneficiário, solicita o censo hospitalar para saber o número de leitos ocupados, internações, altas, óbitos e transferências internas e externas. Caso identifique alguma irregularidade, o profissional pode interferir e buscar a melhor solução para o beneficiário.

De acordo com a gerente de Operações de Saúde (GOS) da Real Grandeza, Priscilla Moura, além da qualidade do atendimento, o objetivo é reduzir o custo assistencial, visando o equilíbrio financeiro da operadora de plano de assistência à saúde. “Hoje eu tenho uma equipe de profissionais com condições de avaliar o serviço, monitorar a qualidade e, principalmente prevenir as más práticas assistenciais”, destaca a gerente.

Ainda de acordo com a gerente da GOS, no mês de maio o serviço de auditoria externa será implantado no Distrito Federal, Paraná e São Paulo. A expectativa é oferecer o serviço para toda a rede até o fim do ano.

Fonte: Real Grandeza, em 13.04.2018.