Buscar:

Programa de saúde da Real Grandeza é aprovado pela ANS

Imprimir PDF
Voltar

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou a inscrição do programa de gestão de crônicos da Real Grandeza, o Viva Real, como iniciativa para promoção de saúde e prevenção de riscos e doenças. O reconhecimento proporciona benefícios para as operadoras como a redução da exigência mensal da margem de solvência do exercício corrente, recebimento de pontuação no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar da Operadora (IDSS), que avalia a performance das operadoras e a assistência prestada aos beneficiários, e bonificação no Monitoramento Assistencial.

O programa, administrado desde 2015 pela Real Grandeza – após a transição da gestão dos planos de saúde de Furnas – atende beneficiários inscritos no plano de saúde da entidade. Do total de inscritos, 23 participantes atendem aos seguintes critérios de elegibilidade estabelecidos pela área de saúde da FRG: idade igual ou superior a 60 anos; registro de internação não eletiva (emergência) nos últimos 12 meses e residentes nos municípios do Rio de Janeiro, Itaboraí, Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, São Gonçalo e Niterói.

A partir da definição dos critérios de elegibilidade, uma equipe interdisciplinar do Viva Real entra em contato para convidar os participantes selecionados a participar do programa. Na primeira etapa é realizada uma avaliação funcional com uso de escalas geriátricas e levantamento dos fatores físicos, psicológicos e socioeconômicos do beneficiário. A visita ao ambiente domiciliar faz parte da segunda etapa e visa fazer uma avaliação mutidimensional, por meio de um questionário específico utilizado durante todas as ações do programa – telemonitoramento, visitas domiciliares e consultas –, para identificar pacientes idosos com probabilidade de internação hospitalar. Na terceira etapa, os idosos são divididos, de acordo com a capacidade funcional, nos seguintes grupos: Autonomia; Dependência parcial e severa e Silver (idoso com autonomia preservada e idade maior ou igual a 80 anos).

De acordo com a médica-auditora da Real Grandeza Mária Pires, estratégias de promoção à saúde e prevenção de doenças do Viva Real promovem uma linha de cuidado eficaz, permitindo um melhor acompanhamento da saúde do idoso e analisando sua capacidade de viver de forma independente e realizar tarefas do cotidiano, reduzindo o risco de dependência futura. “Além da análise do bem-estar físico, mental e emocional, é importante analisar a capacidade de autocuidado do idoso para promover um envelhecimento saudável, minimizando os fatores que interferem na sua capacidade funcional de executar tarefas do dia-a-dia”.

Ainda segundo Mária Pires, os programas de promoção à saúde e prevenção são ações de educação continuada, pois o brasileiro não tem uma cultura de prevenção e prefere o pronto-socorro ao consultório médico. “Saúde não é ausência de doença. É preciso estar atento às doenças silenciosas, como hipertensão e diabetes, e despertar a consciência sobre o assunto nos usuários”, ressalta a médica. O Viva Real passará a ser monitorado anualmente, de acordo com critérios pré-estabelecidos pelo órgão regulador. O programa é inteiramente grátis, sem custo adicional aos beneficiários aptos ao programa.  

Além do Viva Real, a Real Grandeza oferece aos usuários do plano de saúde o programa Cuidado Real de telemonitoramento de saúde, com beneficiários de alto risco. Uma equipe multidisciplinar realiza contatos telefônicos periódicos, fornecendo orientações para cuidados com a saúde e material educativo. O programa oferece também um canal de suporte que funciona 24 horas.

Fonte: Real Grandeza, em 19.09.2018.