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Previc e Abrapp realizam webinar com mais de 420 pontos de conexão

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A Previc e a Abrapp realizaram uma conferência online (webinar) sobre a substituição do sistema SICADI pelo STA, nesta terça, 13 de agosto, com a participação de mais de 420 pontos de conexão. Durante uma hora e meia, o Diretor de Fiscalização e Monitoramento, Sérgio Djundi Taniguchi, e o Coordenador de Tecnologia e Provimento de Soluções, Leonardo Fiuza da Silva, ambos da Previc, explicaram as justificativas e a operacionalização das mudanças no envio de informações das entidades fechadas para a autarquia. O evento contou também com a participação de público presencial no Centro Educacional UniAbrapp, em São Paulo.

Sérgio Djundi abriu o webinar agradecendo o apoio da Abrapp na organização e divulgação do evento para as associadas, e a UniAbrapp pelo espaço cedido. O Diretor da Previc anunciou o início do funcionamento do sistema STA a partir do próximo dia 16 de agosto para o envio de informações sobre investimentos e contabilidade das entidades. O atual sistema SICADI será desativado no dia 15 de agosto.

“Acreditamos que o sistema STA não apresentará grandes dificuldades, pois as entidades fechadas já o utilizam para o envio de dados estatísticos e informações sobre alguns tipos de fundos de investimentos”, disse o Diretor. Ele reforça também que o conteúdo das informações serão os mesmos exigidos até agora, mudando apenas a forma de recebimento pela autarquia. “Não haverá alteração do conteúdo das informações em si. Neste primeiro momento, procuramos mudar o mínimo possível para garantir uma transição mais suave do sistema”, explicou.

Neste sentido, o primeiro envio pelo novo sistema deverá ser feito até o dia 30 de agosto referente às informações do Balancete Contábil (mensal) do mês de agosto. Em relação ao Demonstrativo de Investimentos (DI), as entidades terão até o dia 15 de setembro para enviar as informações referentes ao mês de julho. As informações serão introduzidas em arquivos no formato XML para envio pelo sistema STA, que será acessado normalmente pelo site da Previc.

Quanto às informações relacionadas ao cadastro de fundos de investimentos e operações com participantes, que até agora eram transmitidas através de formulários preenchidos em tela, passarão a ser enviadas também em arquivos XML pelo novo sistema. Nestes casos, porém, o prazo para envio dessas informações será de 90 dias. Os novos modelos de arquivos já estão disponíveis para acesso pelas entidades, bem como um manual para seu preenchimento. Durante os 90 dias, os profissionais e dirigentes poderão encaminhar sugestões para o aperfeiçoamento dos formatos dos arquivos.

As informações do Demonstrativo Atuarial, também passarão a adotar o novo sistema STA em substituição ao atual DAWeb. Neste caso, o próximo envio será realizado no ano que vem referente às informações de 2019. A Previc ainda não anunciou a data que a plataforma e o novo modelo de arquivo para as informações atuariais serão disponibilizados.

Melhorias - O Diretor da Previc ressaltou que o novo sistema tende a facilitar o aperfeiçoamento do processo de envio de documentos no médio e longo prazos. “Como se trata de um sistema internalizado pela Previc, ficará mais fácil promover melhorias no sentido de simplificar o envio e recebimento de informações”, explica Sérgio Djundi. Por ser produzido e gerido por um prestador externo, o SICADI é um sistema mais difícil de promover aperfeiçoamentos e modificações.

“Com o STA, ficará mais fácil realizar eventuais correções e mudanças. Mais para frente pretendemos promover a simplificação do envio das informações de investimentos, contábeis e atuariais”, disse o Diretor da autarquia. Ele disse que outra vantagem é a possibilidade de acesso direto das entidades com pessoal técnico da Previc para tirar dúvidas e enviar sugestões para o aprimoramento do sistema.

Esclarecimentos a dúvidas - A presença do Coordenador de Tecnologia da Previc ao webinar permitiu a solução e resposta imediata a dezenas de dúvidas dos participantes presentes ou conectados remotamente ao evento. Leonardo Fiuza ajudou a responder uma série de questões mais técnicas na parte final do webinar. Ele se colocou à disposição junto com sua equipe para responder dúvidas através do e-mail (ver ao final).

Presente ao evento, o Superintendente Geral da Abrapp, Devanir Silva, também colocou à disposição das associadas, o canal Abrapp Atende para o envio de sugestões pelas associadas para o aperfeiçoamento do sistema. Neste caso, as sugestões serão redirecionadas para a autarquia.

A Previc estará disponibilizando manual sobre as mudanças e também será publicado um vídeo no YouTube com orientações. A autarquia abrirá também um canal de atendimento telefônico exclusivo para acesso dos profissionais das entidades. Os números serão divulgados nos próximos dias.

Atendimento área técnica Previc por e-mail: previc.monitoramento@previc.gov.br

Clique aqui para enviar dúvidas ou comunicação de problemas.

Fonte: Acontece Abrapp, em 14.08.2019.