Buscar:

Postalis divulga rentabilidade em 2017

Imprimir PDF
Voltar

Resultado sai após a conclusão do trabalho de reprecificação dos ativos das carteiras

Desde o início do processo de intervenção, em outubro de 2017, o interventor, Walter Parente, juntamente com o Grupo de Apoio à Gestão e o Comitê de Recuperação de Investimentos, vêm trabalhando para determinar o valor justo dos ativos que compõem as carteiras de investimentos.

O trabalho consistiu na análise de cada um dos ativos para verificar a possibilidade de recuperação dos investimentos. Na prática, seguindo a característica contábil da representação fidedigna, foram reduzidos ou integralmente provisionados os instrumentos financeiros que apresentaram agravamento significativo de risco de crédito, ou seja, menor chance de gerar um benefício econômico futuro.

Com a conclusão desse trabalho, foi possível a apuração do resultado dos planos no ano de 2017. O Plano PostalPrev apresentou uma rentabilidade de -11,2% e o Plano BD de -45,8%. Nesses resultados estão incluídas as baixas contábeis dos valores relativos aos FIDICs-NP, ocorridas em outubro de 2017 (Veja em: BD e PostalPrev).

No caso do Plano PostalPrev, o resultado é utilizado para calcular o valor da cota. Nos primeiros dois meses deste ano, em razão da pendência com relação ao balanço de 2017, as cotas foram calculadas por estimativa. A partir de março, optou-se por não atualizar as cotas até que a rentabilidade de 2017 fosse apurada.

Uma vez apurados esses resultados, as cotas foram reajustadas retroativamente a dezembro de 2017 e os saldos de conta dos participantes recalculados. O valor das cotas e dos saldos de conta apresentados este mês, já contemplam a rentabilidade do plano nos meses de janeiro e fevereiro de 2018, 1,95% e 0,67%, respectivamente. À medida que os resultados dos outros meses forem computados, os saldos de conta serão atualizados. (Clique aqui e entenda como funciona o cálculo do saldo de conta).

Em breve teremos os boletins Postalis em Números atualizados e o Relatório Anual 2017 publicado.

Fonte: Postalis, em 21.06.2018.