Buscar:

Panorama do Seguro faz análise geográfica dos mercados brasileiro e europeu

Imprimir PDF
Voltar

Na 87ª edição do programa Panorama do Seguro, o consultor econômico do Sindseg-SP, Francisco Galiza, analisou os resultados do relatório anual - 2019/2020 - da Insurance Europe, entidade que representa as seguradoras europeias. Também deu sua visão sobre a indústria no país e apresentou uma tabela com os assuntos de destaque para facilitar a compreensão da nossa audiência.

Na Europa, os temas foram divididos em dez tópicos que tratam da realidade, dos problemas ou assuntos mais importantes que as seguradoras têm discutindo: como as seguradoras estão reagindo à pandemia e como elas podem se preparar para eventos futuros; estratégia da seguradora contra as mudanças climáticas; transição para uma economia de carbono neutro; os efeitos da pandemia na regra de solvência do setor; uma discussão sobre relatórios econômicos financeiros; internacionalização das seguradoras europeias; uma discussão sobre nível de consumo de poupança e a importância da educação financeira; pandemia, o aspecto da distribuição de seguros; transformação digital no setor; estratégia contra evasão fiscal e lavagem de dinheiro.

"Alguns desses temas são específicos da Europa, mas outros são comuns no Brasil. Então, é interessante verificarmos as diferenças e semelhanças, fazer comparações e identificar nossos pontos fortes e o que podemos aprender com outros mercados", afirmou.

Em relação ao Brasil, o consultor fez outra comparação geográfica. Para isso, ele desenvolveu uma tabela que mostra a participação do país no PIB, em seguro e populacional, levando em consideração as cinco regiões do país. A região sudeste, por exemplo, possui 61% do faturamento de seguros, tem uma participação do PIB de 53%. "Essa tabela tem como objetivo transmitir duas visões, sendo que uma diz respeito a distribuição de riqueza, da desigualdade no Brasil entre as regiões, e a outra a oportunidade que o segmento tem de se desenvolver ao longo de todas as regiões do país", concluiu.

Confira a entrevista na íntegra: https://www.sindsegsp.org.br/site/sindsegsp-tv-video.aspx?id=120

Fonte: Oficina do Texto, em 12.01.2021