Buscar:

Novo estudo sobre Corretoras de Resseguro (junho 2018)

Imprimir PDF
Voltar

Rating de Seguros – Comentário Econômico n∘ 559

Prezados Senhores,

A ABECOR-RE (Associação Brasileira das Empresas de Corretagem de Resseguros) está lançando um novo estudo sobre o comportamento e expectativas das empresas desse setor. Nesse texto agora, cinco conclusões principais:

1) Em março, mais de 70% das empresas acreditavam que a situação da economia brasileira estaria melhor em seis meses. Em junho, essa expectativa tão favorável já não ocorre.

2) A maior parte das companhias acredita que a proporção de contratos facultativos irá aumentar em um prazo relativamente curto. Entretanto, há dois meses, essa expectativa era maior. Hoje, a tendência é de ir para a estabilidade.

3) Nos próximos seis meses, os negócios com maior possibilidade de desenvolvimento, segundo a opinião das corretoras de resseguro, seriam os segmentos de transportes e responsabilidade civil. Essa opinião permaneceu nos dois questionários enviados.

4) Existe uma preocupação real que os fatos negativos (greves, etc) ocorridos recentemente possam ter implicação no mercado de resseguro.

5) Quanto à avaliação da Resolução CNSP 353/17 - que apresenta novos parâmetros para a distribuição do resseguro no país -, as conclusões é que esse fato terá “algum efeito” no mercado de resseguro.

         Ver o estudo...

Fonte: Francisco Galiza/Rating de Seguros, em 05.07.2018.