Buscar:

Novas soluções para retomar o crescimento do setor

Imprimir PDF
Voltar

As soluções para a perpetuação e retomada do crescimento do sistema de Previdência Fechada não dependem de qualquer tipo de aperfeiçoamento normativo. Essa foi a ideia central apresentada pelo Consultor e ex-Diretor da Previc, José Roberto Ferreira em sua palestra, realizada nesta quarta, 12 de setembro, no 39°CPCF, em Florianópolis. Um exemplo abordado pelo Consultor são os Fundos Setoriais voltados para a adesão dos familiares de participantes. “As soluções não requerem qualquer tipo de aperfeiçoamento normativo. Dependem muito mais do atributo da criatividade”, disse José Roberto. O Consultor explicou que as novas soluções devem utilizar a tecnologia para atrair as novas gerações.

A novidade é que o Conselho Nacional de Previdência Complementar formou um Grupo de Trabalho, que apresentou relatório final em 29 de agosto passado, que confirma este entendimento. “Houve o reconhecimento por parte do CNPC que não há necessidade de aprovação de nenhum novo normativo”, comentou José Roberto. Ele deu como exemplos algumas entidades que já estão estruturando fundos setoriais, como por exemplo a Casfam, do sistema FIEMG, que congrega 31 mil empresas do estado de Minas Gerais. Outro exemplo é o da Desban, também de Minas Gerais, que pretende oferecer o plano para as empresas de tecnologia do estado.

A Abrapp pretende atuar como facilitadora, viabilizando os planos instituídos pelas associadas para os familiares de participantes e assistidos, que atuarão como co-instituidoras, explicou José Roberto.

Modelagens de planos - Outro esclarecimento feito pelo especialista, é que o sistema tem criado e desenvolvido outras soluções relacionadas às novas modelagens de planos. O Consultor citou como exemplos, o Plano Família e o Prevcash, oferecidos pela Fundação Copel, o plano de rendas antecipadas da Fipecq. Uma outra opção de plano que vem surgindo é o Prevsonho, desenvolvido pela Abrapp. “O Prevsonho é um tipo de plano mais flexível no qual a renda antecipada é uma possibilidade e não um objetivo”, disse José Roberto.

Inteligência artificial - Além das novas modelagens de planos, a Abrapp trabalha ainda no desenvolvimento de uma avançada plataforma tecnológica para incentivar o crescimento dos planos. A mais recente novidade é a criação de um assistente virtual para conversar e ajudar na tomada de decisões na gestão dos planos de benefícios e das finanças pessoas dos participantes. O projeto foi anunciado pelo Especialista da UniAbrapp e membro do GT Prevsonho da Abrapp, Glauco Milhomem Balthar, no 39°CPCF. Batizado previamente de "Oscar", o assistente na verdade é um robô virtual que funcionará com recursos de inteligência artificial. "O Oscar será o robozinho da nossa indústria. Ele vai falar com o participante para auxiliar na tomada de decisões", disse Glauco.

Fonte: Acontece Abrapp, em 13.09.2019.