Buscar:

Notícias Previ, em 13.01.2021

Imprimir PDF
Voltar

PAQ/PDE: orientações sobre a Previ

Com o lançamento pelo Banco do Brasil dos Planos de Adequação de Quadros (PAQ) e de Desligamento Extraordinário (PDE), a Previ traz diversos esclarecimentos a seus associados sobre a solicitação de seus benefícios de aposentadoria e sobre a permanência no plano de benefícios para quem optar pelo desligamento consensual.

Também é importante consultar os regulamentos do Plano 1 e do Previ Futuro e efetuar a leitura das instruções normativas do Banco do Brasil (INs) 379 – Demissão e Programas de Desligamento e 380 – Aposentadoria.

Participantes filiados ao Previ Futuro

Os associados do Previ Futuro interessados nos planos de desligamento devem efetuar uma simulação de seu benefício no Simulador de Renda, disponível no Autoatendimento, para terem uma estimativa de sua renda. Orientamos que o acesso ao simulador seja efetuado por meio de uma rede/dispositivo pessoal.

No Previ Futuro, o saldo de conta é a base de cálculo do valor do benefício de aposentadoria, que depende do montante acumulado nas reservas pessoal e patronal, do tempo de vinculação, do valor das contribuições e da rentabilidade auferida na gestão dos recursos do Plano. Você pode usar as contribuições complementares (2C) esporádicas para melhorar o valor do benefício – elas podem ser solicitadas até a data de início do benefício Previ. Para fazer sua contribuição, acesse a opção “Contribuições” no App Previ ou no Autoatendimento do site e agende o débito da contribuição complementar (2C) em sua conta corrente. Quem se desligar na situação funcional 809 precisa enviar a carta de concessão do INSS para que a renda comece a ser paga.

Os participantes devem ficar atentos ao valor estimado no simulador para sua renda mensal: caso o valor mensal inicial seja inferior a 10% da Parcela Previ PP do Previ Futuro (atualmente R$ 4.716,33 x 10% = R$ 471,63), o participante receberá seu saldo de conta em parcela única e terá o vínculo encerrado com a Previ.

Clique aqui e consulte os procedimentos específicos no Previ Futuro para cada opção de desligamento e as perguntas e respostas.

Participantes filiados ao Plano 1

Os associados do Plano 1 devem efetuar a simulação de seu benefício no Simulador de Aposentadoria, disponível no Autoatendimento, para terem uma estimativa de sua renda. Orientamos que o acesso ao simulador seja efetuado por meio de uma rede/dispositivo pessoal.

Clique aqui e consulte os procedimentos específicos no Plano 1 para cada opção de desligamento e as perguntas e respostas.

Fique atento ao seu pecúlio

Quem vai se desligar pelo código “809 - Demissão a pedido aposentadoria – INSS” terá o pecúlio Invalidez cancelado quando for concedido o benefício definitivo. No caso de aposentadoria antecipada na Previ, código 802, o pecúlio Invalidez poderá ser mantido até a concessão do benefício pelo INSS. Assim, nessa situação, cabe ao participante a imediata comunicação à Previ por meio de envio da carta de concessão quando se aposentar.

Mantenha seu cadastro atualizado

É fundamental atualizar seus dados cadastrais, especialmente e-mail, telefones (caso você tenha informado os corporativos), endereço e beneficiários. Você pode efetuar a atualização no App, opção “Meu cadastro”, ou no Autoatendimento, na opção Meu Perfil > Meu cadastro.

Aproveite para verificar as informações cadastrais da Capec, também disponível no App e no Autoatendimento (opção Capec). É importante manter sempre atualizadas as informações relativas aos beneficiários dos Pecúlios Morte e Especial e a(o) cônjuge/companheira(o) indicada(o) no Pecúlio Especial. Essa indicação de beneficiários é específica para os planos da Capec e não representa indicação para os demais planos da Previ.


 Cuidar do futuro das pessoas

Como queremos contribuir para a sociedade e para o mundo? Qual mensagem é perene o suficiente, engloba a nossa essência e está atrelada à nossa razão de ser? O que está na nossa origem? Essas foram apenas algumas das perguntas que a Previ lançou para sua família Previ para chegar no conceito de seu verdadeiro propósito.

À medida que o tempo passa, cada vez mais empresas já entenderam a importância de ter o propósito como pilar. Um estudo recente feito pela empresa de consultoria Korn Ferry revelou que empresas com equipes orientadas por um propósito apresentam taxas de crescimento quase três vezes maiores do que a média de seu segmento. E isso se traduz em qualidade em suas entregas e em um significado ainda maior e mais potente junto a seus públicos.

Nossa pedra fundamental

Em 1904, 52 funcionários se reuniram com o objetivo de trazer mais segurança para si e suas famílias. Não existia o conceito de propósito como o elaboramos e vemos hoje, mas ele já existia desde a criação da Previ: cuidar do futuro das pessoas.

Mais do que um conceito ou uma declaração, o propósito é uma descoberta de identidade. Para entender melhor esse processo pelo qual a Previ passou e elaborou até chegar à sua essência, é preciso entender que o propósito de uma entidade vai além da sua missão: parte da essência do seu negócio. Enquanto a missão define a razão de ser e o que você faz de uma forma que pode ser transitória e mudar ao longo da sua história, o propósito é uma essência mais profunda de tudo que está lá e originou a fundação da Previ.

Como foi esse processo

Em 2019, a visão da Previ foi revista e a ideia de propósito começou a ser trabalhada e elaborada pelo corpo técnico da Entidade. O exercício para entender a relevância da Previ na vida das pessoas começou a partir de três perguntas fundamentais: “O que a Previ é boa fazendo?”; “O que é relevante para as pessoas?” e “O que nos motiva a fazer o que a gente faz?”. E foi a partir desses três questionamentos principais que a coleta de informações e o debate do Planejamento Estratégico aprofundou com executivos, assessores e outros funcionários a noção do propósito da Previ e a sua importância no mundo de hoje.

Em janeiro de 2020, durante seminários realizados com todo o corpo técnico da Entidade, os primeiros insumos foram coletados e serviram de base para as discussões que ocorreram durante os diversos workshops de atualização do Planejamento Estratégico, em setembro do mesmo ano. Contudo, a conclusão desse rico trabalho de reencontro com a nossa verdadeira essência se deu apenas em janeiro de 2021, após um valioso e profundo debate que envolveu gerentes executivos e diretores e que culminou na aprovação final do propósito da Previ pelo Conselho Deliberativo. Por isso, no Planejamento Estratégico de 2021-2025 o Propósito se junta à tríade Missão, Visão e Valores que a Previ já possui. 

previ 13012021

O propósito precisa estar presente em tudo que a empresa faz e é intrínseco à sua cultura organizacional. Por isso, cuidar do futuro das pessoas é e sempre será o maior lema da Previ. Esse é o Propósito que nos une e vai nos ajudar a cumprir nossa Missão de garantir o pagamento de benefícios a todos nós de forma eficiente, segura e sustentável. 

Fonte: Previ, em 13.01.2021