Notícias Portal CFM, em 07.07.2025

Imprimir

Cirurgia Plástica em pauta: CFM anuncia fórum presencial em agosto e discute segurança da Lipo HD UGRAFT

A Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do Conselho Federal de Medicina (CFM), coordenada pela conselheira federal Graziela Schmitz Bonin, se reuniu na manhã desta segunda-feira (7), para discutir temas importantes da especialidade e avançar na organização de evento que ampliará esses debates para todos os médicos brasileiros.

A pauta incluiu um dos assuntos que têm gerado dúvidas na comunidade médica: a lipoenxertia intramuscular guiada por ultrassom, conhecida como Lipo Ultra HD UGRAFT. O procedimento tem sido amplamente realizado e ensinado em todo o país, mas ainda não passou por regulamentação.

Diante da relevância do tema — e da escassez de estudos com alto nível de evidência — a Câmara Técnica elaborou uma minuta de parecer e decidiu enviar o assunto ao Departamento de Ciência e Pesquisa do CFM. A ideia é realizar um levantamento detalhado das evidências científicas disponíveis, separando-as por grupo muscular e por tipo de indicação: estética e reconstrutiva.

Esse levantamento vai subsidiar um parecer futuro do CFM, que deverá esclarecer se o procedimento tem, ou não, respaldo científico para ser adotado com segurança na prática médica. Vale lembrar que a decisão final sobre o tema é responsabilidade do pleno de conselheiros.

Outro destaque da reunião foi a confirmação do Fórum de Cirurgia Plástica do CFM, que será realizado no dia 29 de agosto, em formato exclusivamente presencial. O encontro vai reunir médicos de várias regiões do país para debater boas práticas, segurança do paciente e os rumos da especialidade. A proposta é aproximar os cirurgiões do Conselho, promover trocas relevantes e valorizar a medicina ética e baseada em evidências.

A Câmara Técnica destaca que o eixo central será sobre a segurança do paciente e a segurança do ato médico em Cirurgia Plástica. Mais detalhes do evento serão divulgados em breve.


CFM participa da posse da nova diretoria do Sinmed-MG

A conselheira federal suplente por Minas Gerais, Cibele Carvalho, representou o Conselho Federal de Medicina (CFM) na posse solene da nova diretoria do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), na noite da última sexta-feira (4), o qual passará a ser presidido pelo médico de Família e Comunidade André Christiano dos Santos. “Em nome da diretoria do CFM, elogiamos o presidente que terminava o seu mandato, Jordani Campos Machado, e parabenizamos o novo presidente do Sinmed-MG, colocando o CFM à disposição das lutas encampadas pelo Sindicato na defesa dos médicos minieiros”, relata a conselheira federal.

Cibele Carvalho destaca que em Minas Gerais há uma grande união das entidades médicas em defesa de temas comum, como a valorização dos médicos e a saúde da população. “Atuamos de forma conjunta, tendo como objetivo maior uma medicina ética e humana e o bem-estar dos pacientes”, destaca.

Em sua fala, o novo presidente do Sinmed-MG, André Christiano dos Santos, assumiu o compromisso de dar continuidade ao trabalho de defesa dos direitos da categoria médica, buscando sempre o diálogo e a construção de soluções para os desafios enfrentados pela profissão.


Câmara Técnica de Medicina do Trabalho define programação do próximo XI Fórum da especialidade

“Avanços, Inovação e Ética na Medicina do Trabalho” será o tema central do XI Fórum de Medicina do Trabalho do CFM, marcado para o próximo dia 15 de agosto, em Brasília. A programação do evento foi definida nesta segunda-feira (7), em reunião da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho, coordenada pela 2ª vice-presidente do CFM e médica do trabalho, Rosylane Rocha.

“Vamos debater questões que hoje preocupam o médico do trabalho, como o uso da Inteligência Artificial na medicina, a legislação previdenciária, o uso da teleperícia, a prevenção ao Burnout e ao suicídio, entre outros temas”, informou Rosylane Rocha. Também haverá espaço para um debate sobre a atuação do Ministério Público do Trabalho na fiscalização de clínicas que fraudam o Exame Médico Ocupacional.

A programação será disponibilizada em breve. “Além de médicos do trabalho com expertise nos temas, também vamos convidar magistrados e representantes do Ministério do Trabalho”, explica a coordenadora da Câmara Técnica.

Fonte: Portal CFM, em 07.07.2025.