Buscar:

Notícias Petros, em 20.09.2024

Imprimir PDF
Voltar

Presidente da Petros fala sobre desafios da longevidade em podcast da Anbima

A importância de estratégias robustas para equilibrar risco e retorno frente ao envelhecimento mais acelerado da população foi tema central da conversa entre nosso presidente Henrique Jäger e Luiz Sorge, sócio e diretor de Estruturas da XP Asset Management no podcast da ANBIMA, mediado pela gerente executiva da associação Soraia Barros

Durante o episódio, Henrique destacou os desafios enfrentados pela Petros diante da transformação no perfil de seus participantes num período de 20 anos, com crescimento substancial do público de assistidos, que hoje recebem aposentadorias e pensões. "Isso exige uma gestão mais ativa, utilizando ferramentas como a gestão de ativos e passivos para alinhar vencimentos dos investimentos com as obrigações de pagamento, afirmou.

A necessidade de diversificação das carteiras dos fundos de pensão, que atualmente alocam a maior parte de recursos em títulos públicos ou outros ativos de renda fixa, a implementação de ajustes regulatórios, para fazer frente a esses desafios, e o fomento à educação financeira e previdenciária foram assuntos destacados no podcast.

Para conferir o episódio completo no Spotify, clique na imagem abaixo.

01-Linkedin-Podcast-Ep


PP-3: concessão de novos empréstimos está temporariamente suspensa

A Petros precisou suspender temporariamente, a partir desta quinta-feira (19/9), a concessão de novos empréstimos e a novação de contratos existentes para o PP-3. A medida foi necessária para evitar o desenquadramento da carteira de empréstimos do plano com a sua Política de Investimentos. Nas últimas semanas, especificamente no PP-3, houve forte crescimento das operações de empréstimos, atingindo o limite máximo permitido pela Política de Investimentos para a carteira de empréstimos, de 5% do total de ativos do plano.

Desde a reabertura da carteira de empréstimos do PP-3, em abril deste ano, registramos mais de 700 novas contratações, que elevaram as alocações neste segmento.

Manteremos todos os participantes informados sobre os desdobramentos desse tema. Estamos sensíveis à situação, alinhados com o compromisso de observar as estratégias definidas para o PP-3 frente às diretrizes contidas na Política de Investimentos do plano.

Fonte: Petros, em 20.09.2024.