Buscar:

Notícias Libertas, em 09.06.2021

Imprimir PDF
Voltar

BENEFÍCIOS DOS PLANOS BD E SD SOFRERAM REAJUSTES DE ATÉ 7,86% EM JUNHO

Começa a valer no mês de junho os reajustes dos benefícios dos planos de Benefício Definido (BD) saldados (SD) e fechados, realizados anualmente no mês de maio. O pagamento é feito até o 4º dia útil do mês seguinte, neste caso, junho.

O novo valor toma como base a variação acumulada do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) dos últimos doze meses, conforme regulamento dos planos. No período entre maio de 2020 e abril de 2021, o índice acumulado chegou a 7,59%, provocando reajustes de até 7,86% para benefícios iniciados em junho de 2020.

Veja abaixo a tabela completa:

libertas 09062021

Confira os planos que sofreram o reajuste:

Cohab Saldado
Copasa Fechado
Copasa Saldado
MGS RP-4 (Fechado)
Prodemge Fechado
Prodemge Saldado

Relatório Anual de Informações já está disponível no site da Libertas

Veja os principais números da Libertas e o resultado do seu plano no RAI 2020. Além do material completo disponível no nosso site, você também pode ver no nosso canal do YouTube a Webinar Prestação de Contas, com apresentação da Diretoria Executiva, que já possui mais de 500 visualizações.

Clique aqui para ler o RAI 2020 completo.

Clique aqui para assistir a webinar Prestação de Contas.


 

POR DENTRO DO PROJETO DE ESTRATÉGIA PREVIDENCIAL E ASSISTENCIAL

Na Fundação Libertas, temos entre os nossos valores o foco no cliente e foco nos resultados sustentáveis, e os aplicamos em todos os nossos processos e administração dos planos de saúde e previdência.

Em mais uma ação em busca de melhorias e manutenção do equilíbrio dos planos, foi contratado um estudo da consultoria atuarial Mercer, intitulado Estratégia Previdencial e Assistencial, para avaliação da realidade da Libertas e apontamento de possíveis cenários e soluções.

O resultado desse estudo será entregue até 30 de junho, e então as propostas sugeridas serão avaliadas.

Para o Diretor de Seguridade, Cesar Danieli, o estudo da consultoria visa garantir a sustentabilidade no longo prazo e, ainda, melhorar a experiência dos clientes. Afinal, “nosso objetivo maior é atender e dar ao participante, assistidos e beneficiários um futuro brilhante na construção de seus patrimônios para a aposentadoria e bem-estar na saúde”.

Mas na prática, quais são os possíveis impactos para a Libertas e os participantes?

  • Redução de custos para o participante, juntamente com o ganho de escala para a Libertas;
  • Construção e execução de novos planos de previdência e de saúde, assim como a possibilidade de migração;
  • Aumento da competividade da Fundação no mercado, com base no crescimento sustentável;
  • Atração de novas patrocinadoras e instituidores, com soluções customizadas para suas necessidades;
  • Captação e fidelização de clientes, ampliando o acesso ao amplo leque de benefícios da Entidade;
  • Igualdade de benefícios dos Planos CD (Contribuição Definida) dando mais flexibilidade e opções aos participantes;
  • Criação de estratégias para a redução e equacionamento dos déficits em Planos de Benefício Definido.
  • Reestruturação e/ou criação de planos de saúde para possibilitar a adesão de novos participantes.
  • Estabilidade da Fundação, o que garante o pagamento de aposentadorias e pensões, em paralelo à promoção da saúde?

É importante ressaltar que antes da implementação de qualquer alteração, são necessárias as aprovações dos órgãos de governança da entidade, como Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo, aprovação de Patrocinadores, Instituidores e do Órgão de Governança do Estado (COF). Após essas instâncias as propostas também serão encaminhadas para apreciação dos participantes em nosso site por 30 dias e por fim, há ainda a análise e aprovação da PREVIC, órgão regulador do Governo Federal.?

Mais uma vez, reforçamos o compromisso da Libertas com a busca incansável para os melhores resultados para nossos participantes e pela saúde dos planos administrados, bem como o compromisso com a transparência em todos os processos. Portanto, se você é participante, fique tranquilo! Todas as etapas serão amplamente divulgadas e seguirão os protocolos.

É importante também destacar que esse é um processo demorado e que ainda está em fase de estudos, portanto, qualquer iniciativa em relação aos planos de previdência e saúde só deverá beneficiar os participantes em 2022 ou ainda no início de 2023.

Fonte: Libertas, em 09.06.2021