Buscar:

Notícias Jusprev, em 29.11.2021

Imprimir PDF
Voltar

Dinheiro e Felicidade, por Myrian Lund

Não há dúvida que dinheiro é um dos componentes da felicidade. Mas não é a quantidade de dinheiro que vai definir o seu grau de felicidade. Segundo Paul Dolan, ph.D., economista, professor na London School of Economics, a felicidade é o equilíbrio entre experiências de prazer e propósito, e ela depende principalmente onde depositamos nossa atenção.

artigo tabela site

Da mesma forma que o processo de produção é importante para converter insumos em produtos, a alocação da atenção tem papel fundamental em transformar nosso dia a dia em felicidade.

A atenção que você dedica às coisas, como tudo na vida, é um recurso escasso. Portanto, para ser mais feliz é importante prestar mais atenção àquilo que o faz feliz e menos àquilo que não o faz, lembrando do equilíbrio entre prazer e propósito ao longo do tempo, ou seja, a felicidade não é uma fotografia de um momento, mas um filme da vida.

Vamos a um exemplo, você está consumindo muito, gastando mais do que poderia e ficando no negativo todos os meses. É necessário parar, anotar para onde o dinheiro está indo e tomar as providências para que as despesas fiquem dentro do orçamento do mês e que você consiga fazer uma reserva de emergência e uma reserva para a aposentadoria. As reservas financeiras são insumos que vão permitir que você distribua melhor à sua atenção. Quem está endividado, por exemplo, produz mal no trabalho, tem estresse familiar, pois a sua atenção está concentrada na dívida. Então, o melhor é agir para equilibrar o pensamento, mesmo que seja usar uns momentos da sua vida com a tarefa não prazerosa de fazer uma planilha. Você dedicará uma atenção momentânea à sua vida financeira em busca da tranquilidade duradoura.

Da mesma forma, quem já tem reservas financeiras e ouve falar nas mídias das vantagens de fazer “day trade” via “compra e venda de ações” para ganhar mais dinheiro, mas não tem perfil para isso, pode ficar sem dormir direito, mantendo a atenção focada nos preços dos ativos e nas possíveis perdas com a volatilidade.

Esse é um exemplo de cegueira situacional, ou seja, você fica com a atenção tão concentrada no mercado que esquece de outros estímulos que poderiam lhe trazer mais felicidade, como passear com a família, ler um livro, ver um filme, ou outro.

Será que não vale a pena você diversificar e deixar os recursos em fundos de investimento de renda variável, onde o gestor tem a atribuição de fazer a gestão? Esse tempo você pode dedicar para ter maior liberdade de pensamento e desenvolver outras atividades equilibrando prazer e propósito. Que tal, vamos prestar mais atenção ao que nos deixa felizes, não em um momento, mas, na maior parte do tempo?

Fonte: DOLAN, Paul. Felicidade construída: como encontrar prazer e propósito no dia a dia. 1ª ed. Rio e Janeiro: Objetiva, 2015


Campanha das Instituidoras incentiva plano de previdência para a família

A JUSPREV está incentivando os seus participantes a estenderem o plano de benefícios previdenciários para a família. Por meio da terceira etapa da campanha “Juntos Somos a JUSPREV”, que envolve as 87 Associações Instituidoras, a Entidade preparou um hotsite exclusivo para apresentar o PLANJUS aos associados.

Todos os participantes da JUSPREV também podem acessar o hotsite e solicitar uma consultoria personalizada para aderir ao PLANJUS para a família, cônjuges, filhos, ou até mesmo outros graus de parentesco e amigos, conforme o estatuto de cada associação.

Com valor mais acessível, é possível iniciar um plano de previdência com contribuição mensal de R$105,20 (cento e cinco reais e vinte centavos). A campanha segue até o final de 2021. Esta é a terceira etapa já realizada neste ano.

Acesse www.jusprev.org.br/incentivo e saiba mais.

Card-Whats-final-3-etapa-473x1024


Acompanhe as novidades da sua previdência nas redes sociais

Com o objetivo de ficar cada vez mais próxima de seus participantes e assistidos, a JUSPREV mantem informações atualizadas em seus diversos canais de comunicação. A Entidade está presente nas redes sociais, com a atualização de conteúdos sobre a área de previdência complementar, educação financeira e finanças, mercado financeiro e dados sobre o PLANJUS e a JUSPREV.

No último mês, a JUSPREV também lançou um podcast de um minuto, para apresentar de maneira ágil e simples, diversos temas sobre previdência. Os episódios estão disponíveis no canal da Entidade, no Youtube - JUSPREV Previdência.

Siga os nossos canais e mantenha-se sempre bem informado sobre tudo o que acontece no setor de previdência e na JUSPREV.

Instagram: @jusprevprevidencia

Facebook: /jusprev

Linkedin: /jusprev

Youtube: JUSPREV Previdência


Campanha de Aporte segue até o dia 28 de dezembro

Saiba como fazer as contribuições e deduzir IR em 2022

Aportes são contribuições esporádicas que incrementam o saldo previdenciário do(a) participante, ou seja, além das contribuições mensais também é possível fazer aportes, que “turbinam” a previdência do participante, incrementando o saldo individual para o futuro financeiro.

Entre as principais vantagens de fazer aportes está o auxílio com a dedução de até 12% da base de cálculo do Imposto de Renda, ajudando a alcançar o valor máximo. A dedução máxima de IR é um cálculo individual, conforme as necessidades de cada participante.

Para saber o valor ideal para obter o máximo do benefício fiscal, os participantes podem entrar em contato com os consultores da JUSPREV, por meio do e-mail consultoria@jusprev.org.br.

É possível fazer aportes durante todo o ano no portal exclusivo do participante:

Portal Meu Futuro - Acesse www.meufuturo/jusprev.br e faça o login. Na página principal, selecione a opção “Boleto Aporte” e escolha a data e o valor desejado para gerar o boleto.

Se preferir, entre em contato com a Área de Relacionamento com o Participante: relacionamento@jusprev.org.br ou WhatsApp (41) - 99512-8377.

feed-2-768x768

Fonte: Jusprev, em 29.11.2021.