Buscar:

Notícias IESS, em 10.05.2022

Imprimir PDF
Voltar

Jornada da gestante é tema de webinar promovido pelo IESS na quinta-feira

Evento reúne especialistas para falar sobre cuidados e as boas práticas do pré-natal ao parto

No mês das mães, o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) promove o webinar Mães em foco: Boas práticas do pré-natal ao parto. O evento, online e gratuito, será transmitido pelas redes sociais e no site do IESS, nesta quinta-feira, dia 12 de maio, a partir das 16h30, nos canais do IESS no YouTube, Twitter e no site.

Sabe-se que o pré-natal se conduzido de forma adequada é a principal ferramenta para evitar riscos de complicações na gestação e no parto. Para que isso ocorra é importante realizar o acompanhamento com as melhores práticas de assistência à saúde. Pensando nisso, o IESS reúne neste webinar especialistas do setor de saúde para debater a jornada da gestante, o parto e todos os cuidados para garantir a saúde e a segurança da mãe e do bebê.

Participarão do bate papo, com mediação do superintendente executivo do IESS, José Cechin, Ana Paula Cavalcante, gerente de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial da ANS; Dra. Lenira Gaede Senesi, professora de Medicina da Tocoginecologia da UFPR e diretora social da SOGIPA; e Dra. Teresa Uras, coordenadora da UTI Neonatal Hospital Samaritano Higienópolis, membro SOE Materno infantil Americas e Profª de Pediatria na Universidade Anhembi Morumbi.

Para saber mais sobre a jornada da gestante

O IESS reuniu na Cartilha Boas Práticas do Pré-Natal ao Parto os cuidados adequados durante a gestação e pós-parto de acordo com as diretrizes da OMS, Ministério da Saúde e Agência Nacional de Saúde Suplementar. O documento pode ser baixado gratuitamente no site do IESS.

SERVIÇO
Webinar IESS - Mães em foco: Boas práticas do pré-natal ao parto
Data: 12/05/2022
Horário: das 16h30 às 18h

JurisHealth: cartilha aborda práticas sustentáveis e uso consciente dos planos de saúde

Para promover uma utilização consciente, com garantia de acesso, visando o uso correto dos planos de saúde, por meio de seus beneficiários, o JurisHealth disponibiliza, gratuitamente, em sua plataforma, uma cartilha que trata das práticas sustentáveis do setor.

Uma das formas de aplicação da disciplina de uso, que pode ser conferida na publicação, são os mecanismos de regulação – seja pela via financeira, caso da coparticipação e da franquia, seja pela via assistencial, caso do direcionamento, referenciamento ou hierarquização de acesso. O material, que é didático, apresenta ainda boxes informativos que explicam o que as operadoras de saúde podem e não podem fazer no que se diz respeito a atendimentos e procedimentos.

Além disso, o material apresenta um capítulo especial sobre o princípio elementar da saúde suplementar: o mutualismo. A cartilha também trata do reembolso de custos médicos ao beneficiário pelas operadoras de planos de saúde, da escolha de prestadores com reembolso de despesas, com análises específicas para valores, reembolso integral, reembolsos em casos de urgência e emergência, reembolso para anestesistas, negativas de reembolso e coparticipação psiquiátrica.

Conheça a plataforma do JurisHealth:

O IESS desenvolve essa iniciativa no campo jurídico para fornecer referências técnicas e analíticas a respeito do sistema de saúde suplementar do Brasil e, assim, prover elementos consistentes para avaliar controvérsias levadas aos tribunais. O objetivo é melhorar a compreensão em torno de temas relevantes do setor de saúde.

O foco está, portanto, na apresentação das regras e normas e, principalmente, em assegurar o equilíbrio econômico, financeiro e assistencial do sistema. As informações são de uso público, sempre com o objetivo de tornar melhor o ambiente jurídico da saúde suplementar.

Ainda restam dúvidas? Para acessar a cartilha, clique aqui.

Fonte: IESS, em 10.05.2022.