Notícias Fusesc, em 30.06.2020

Imprimir

Novo Diretor Financeiro e Administrativo toma posse

imagem fusesc 30062020

Carlos Eduardo Pitz, novo Diretor Financeiro e Administrativo da Fusesc, tomou posse do cargo ontem, 29 de junho, em substituição a Marcos Anderson Treitinger. A cerimônia ocorreu às 14 horas, na sede da Entidade, de forma virtual em razão da pandemia do coronavírus.

Indicado pela patrocinadora Banco do Brasil, Pitz já atuava na Entidade como Presidente do Conselho Deliberativo desde 2016. Bacharel em Ciências Econômicas, possui MBA em Gestão de Projetos e Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Socioambiental. No Banco do Brasil desde 2008, foi Gerente Geral nas cidades de Araranguá, Balneário Piçarras, Blumenau e Agência Central em Florianópolis. Atuou também como Gerente Geral do Escritório de Negócios Exclusivo e Gerente de Mercado PF na Superintendência Estadual do Banco do Brasil em Santa Catarina. Foi membro do Conselho Fiscal da Fusesc de 2013 a 2016.

Pedro Bramont, que tomou posse da Presidência do Conselho Deliberativo em maio, deu a posse a Pitz e também ao membro titular do Conselho Fiscal, Kleberson Luiz Isensee.

Vânio Boing, Diretor Superintendente da Fusesc, deu boas vindas a Pitz e enfatizou a importância da Entidade para os assistidos e participantes. “A Fusesc realiza uma atividade que é essencial para a vida do nosso público e nós trabalhamos com afinco para que esta prestação de serviços seja cada vez mais aprimorada. Desejamos sucesso ao novo diretor e nos colocamos à disposição para um trabalho conjunto visando atingir esse objetivo”, disse.

Carlos Eduardo Pitz agradeceu a receptividade e destacou que “com o cenário de início desta década, a Fusesc tem o desafio de inovar no mercado de previdência complementar sem perder suas principais fortalezas: a tradição em governança, a segurança em investimentos e a antecipação de tendências para a tomada de decisões que mantenham o equilíbrio técnico dos Planos de Benefícios no longo prazo”.

“Ancorar decisões de investimentos com inteligência competitiva implica em reforçar e incrementar nossas competências internas e de nossos parceiros gestores, ao mesmo tempo em que precisamos ser fielmente comprometidos com a expectativa de pagamentos de benefícios dos nossos assistidos. Desafio grande que teremos a satisfação de entregar nossos melhores esforços”, declarou o Diretor Financeiro e Administrativo.


Diversificação de investimentos: segurança de receber sua aposentadoria

Em um momento de tantas incertezas financeiras, como a que estamos vivendo agora, a previdência complementar mostra a sua importância. A trágica pandemia da COVID-19 exerceu grande pressão sobre o mercado financeiro e sobre a vida das pessoas em todo o mundo. Para lidar com situações de crise recomenda-se a adoção de uma série de medidas de redução de danos e contenção de riscos.

No que diz respeito ao mundo dos investimentos, uma delas consiste em diversificar os seus investimentos. Para isso, é preciso planejar. O momento mais propício para traçar metas e executá-las é aquele em que as coisas estão em alta, como oportunidade para fazer caixa. Mas momentos de crise são também oportunidades para calibrar os investimentos.

Um bom planejamento é construído justamente para poder oferecer melhores respostas a imprevistos como este. No cenário dos investimentos, quem possuía um plano bem traçado está conseguindo reagir melhor à crise que paralisou as economias do mundo inteiro.

Não é o caso, por exemplo, de muitas pessoas que investiram em imóveis como forma de garantir uma renda mensal no futuro. Muitos locatários estão enfrentando dificuldades com o recebimento dos aluguéis devido à crise causada pelo novo coronavírus, pois muitas pessoas não estão conseguindo fazer os pagamentos mensalmente. Por outro lado, os benefícios previdenciários estão sendo pagos regularmente pelas entidades fechadas de previdência complementar, o que demonstra a solidez do sistema. Nesse sentido, vale destacar também a importância de garantir proteção aos seus investimentos. Uma forma de fazer isso é por meio da diversificação dos seus recursos.

A diversificação dos investimentos é um dos elementos centrais de um bom planejamento financeiro, independentemente do seu objetivo final. Diversificando a sua carteira, você protege o seu dinheiro e tem possibilidades de ganhos maiores reduzindo riscos.

Fonte: Fusesc, em 30.06.2020