Buscar:

Notícias Funpresp, em 21.05.2020

Imprimir PDF
Voltar

Taxa de juros do consignado na Funpresp atinge menor patamar

A Funpresp está praticando as menores taxas de juros da sua história nos empréstimos a participantes do plano ExecPrev, acompanhando o movimento da taxa de juros básica da economia brasileira (Selic), que também está na sua mínima histórica. 

A crise econômica desencadeada pela pandemia do coronavírus reduziu fortemente as expectativas de inflação para 2020 e para os próximos anos. Nesse ambiente de inflação controlada, o Banco Central vem diminuindo os juros básicos para estimular a economia. Com isso, a Funpresp pôde fornecer aos seus participantes empréstimos consignados a juros ainda mais baixos.

A taxa de juros praticada para um empréstimo de 6 meses para o participante que contratasse a operação em 19/05/2019, por exemplo, era de 0,8825% ao mês. Já a taxa para o mesmo prazo de empréstimo vigente atualmente é de 0,707% ao mês.

Quanto maior o prazo do empréstimo, maior é a taxa de juros. Clique aqui para mais informações.

É importante lembrar que, além da taxa de juros, também são cobradas as taxas de administração e do Fundo de Liquidez e de Quitação por Morte (FLQM). Estas são cobradas apenas uma vez, no ato da contratação. A cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) está suspensa por decreto do governo federal até 03/07/2020.

Responsabilidade – A taxa de juros no menor patamar reforça o compromisso da Funpresp de estar à disposição dos participantes que tomam empréstimos ao mesmo tempo em que garante aos demais participantes do plano ExecPrev uma rentabilidade superior à do índice de referência do plano de benefícios (IPCA+4% a.a.).


Funpresp: Rentabilidade em maio permanece positiva

Os investimentos realizados pela Funpresp nos 19 primeiros dias de maio registraram resultado positivo de 0,16%, mesmo com os eventos negativos recentes. No período, a Carteira Performance, que possui menor aderência ao índice de referência dos planos de benefícios (IPCA+4% ao ano), registrou alta de 0,96%, enquanto a Preservação, com maior aderência, teve queda de 0,13%.

No acumulado do ano até maio registra-se recuperação desempenho ainda negativo de 2,45%, após atingir (-) 4,28% em março/2020. Assim, o movimento de recuperação da rentabilidade da Fundação segue constante.

Os resultados negativos se devem aos impactos da crise econômica e sanitária causada pela pandemia de covid-19. A queda teve início no final de fevereiro, com o avanço do coronavírus, e se acentuou no mês de março, principalmente por conta da baixa dos preços dos ativos financeiros, com PGBL rendendo (-) 40% e de (-) 15% para as entidades fechadas de previdência complementar, tendo ainda a bolsa de valores rentabilidade negativa de 30% e os títulos públicos federais de longo prazo também com performance negativa de 11,00%.

Histórico – Nos últimos 12 meses, o desempenho da Funpresp foi positivo em 3,64%. Com performance consistente, a carteira consolidada de investimentos registra uma rentabilidade de 107,30%, desde seu início, em 2013. O índice de referência para o período foi de 93,81%.

Fonte: Funpresp, em 21.05.2020