Nova versão do documento foi aprovada pela Previc no último dia 2 de outubro
O novo Estatuto da Funpresp-Exe foi aprovado pela Superintendência Nacional da Previdência Complementar (Previc) e publicado no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 2 de outubro de 2024. O processo de atualização do documento teve início em 26 de dezembro de 2022 e ocorreu com o objetivo de aperfeiçoar a gestão e a governança da Fundação. A partir dessa data, houve uma sequência de ajustes à proposta inicial, em decorrência de exigências formais e materiais da Previc ao documento, todas integralmente atendidas pela Funpresp-Exe.
A última versão da proposta foi aprovada pelo Conselho Deliberativo em 23 de agosto de 2024.
Seguem as principais mudanças aprovadas no processo de atualização do Estatuto:
Clique aqui e confira a nova versão do Estatuto da Fundação.
Ranking mensal da Focus considera dados de cerca de 171 instituições cadastradas do mercado financeiro e fundos de pensões
A Funpresp-Exe figurou no topo da lista do Banco Central entre as instituições financeiras com maior índice de assertividade em suas projeções de curto, médio e longo prazos. No “Ranking Top 5” da Pesquisa Focus, divulgado nesta quarta-feira (9), a Fundação foi classificada em 2º lugar nas projeções de curto prazo do IPCA, índice oficial da inflação no Brasil.
O ranking avalia as projeções para as principais variáveis macroeconômicas realizadas por entidades que atuam no mercado financeiro, como bancos, seguradoras, gestoras (assets), consultorias e fundos de pensão. Segundo o Banco Central, em princípio, qualquer entidade pode solicitar participação na pesquisa, exigindo-se apenas que tenham equipes especializadas em projeções macroeconômicas e regularidade nas projeções fornecidas. O objetivo é incentivar o aprimoramento da capacidade preditiva e reconhecer seu esforço analítico.
Segundo o diretor-presidente da Funpresp, Cícero Dias, o resultado veio após o crescimento modular e a consolidação do time de investimentos da Fundação, com a contratação de novos empregados e a criação da Coordenação Econômica de Modelagem e Macroalocação (COEMM).
“Esse reconhecimento reflete a nossa qualidade técnica e o nosso compromisso em realizar projeções macroeconômicas sempre muito bem embasadas, fortalecendo a qualidade e a governança dos nossos investimentos. Possuímos uma equipe técnica altamente qualificada. Com as últimas medidas que tomamos, conseguimos aperfeiçoar ainda mais nossas análises, o que nos posiciona, hoje, como uma referência no setor”, destacou Dias.
Para o diretor de Investimentos em exercício, José Dória Pupo Neto, o resultado é reflexo do trabalho árduo em busca da excelência e da transparência na gestão dos recursos dos participantes da Fundação. O diretor enfatizou ainda que o amadurecimento dos modelos de projeção da Fundação traz impacto positivo nas discussões e definições das estratégias de investimentos da Funpresp. “Esse resultado demonstra avanços importantes para nossas estratégias de investimento de curto e longo prazos, sempre visando o melhor desempenho para o patrimônio de nossos participantes”, enfatizou.
Para Fabiano Santos, gerente de Análise, Gerenciamento e Pesquisa responsável pelo trabalho, “a solidez das nossas projeções reflete diretamente a confiança que nossos participantes podem ter em nossa gestão”.
Segue Ranking Top 5 Mensal da Focus, divulgado em 9 de outubro de 2024:
Fonte: Funpresp, em 10.10.2024.