Buscar:

Notícias Celos, em 29.11.2021

Imprimir PDF
Voltar

Contribuição Voluntária: comece agora pelo bem-estar do seu futuro

pagina-3-Contribuicao-voluntaria-800x343

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estamos vivendo cada vez mais. Sendo que, a expectativa de vida da população feminina, atualmente, é de 78 anos, enquanto a dos homens chega, em média, a 71 anos.

Esses números revelam que teremos mais tempo para ir atrás dos nossos desejos e acompanhar a trajetória dos nossos filhos e netos. Mas para vivermos tudo isso, é preciso organizar as finanças hoje. E ter um planejamento previdenciário é essencial para um futuro.

Para você que faz parte de um Plano de Previdência, ainda em fase de contribuição, isso já deixa você em uma situação bastante confortável. É possível fazer mais e aumentar um pouco a sua renda de aposentadoria, de acordo com o padrão de vida desejado.

A contribuição mensal esporádica pode ser realizada em qualquer tempo. O ideal é fazer um planejamento mensal, em vez de um aporte somente no final do ano. Tais aportes aumentam o saldo e, consequentemente, sua reserva de aposentadoria. Com isso, diminui também o esforço para atingir o valor ideal para a sua aposentadoria.

A contribuição voluntária:

Pode ser de caráter mensal ou esporádico e não é obrigatória;

Não gera contrapartida de contribuição da Patrocinadora;

Pode ser feita mediante desconto em folha de pagamento (solicitado por meio de requerimento próprio, disponível no Autoatendimento do Portal da CELOS), ou por pagamento de boleto bancário.

Para efetuar a contribuição Voluntária, acesse o Autoatendimento, no portal da CELOS (www.celos.com.br) no menu: Previdenciário > Formulários > Contribuição > Contribuição Voluntária para CIAP. Além disso, você pode simular sua aposentadoria com estas contribuições, por meio do simulador disponível no Autoatendimento, no menu: Previdenciário > Simulador de benefício.

Mais Informações, confira no site da CELOS uma matéria completa sobre o tema ou entre em contato pela Central de Atendimento, 0800 048 3030, ou pelo Fale Conosco, em www.celos.com.br.


Novo ciclo para a carteira de investimentos da CELOS

pexels-rodnae-productions-8293744-800x533

A carteira de investimentos da CELOS passou por profunda reformulação nos últimos anos, englobando questões de governança e procedimentos como a revisão do processo de investimentos, ampliação da equipe técnica e criação da área de Compliance, além da mudança de prestadores de serviço e gestores dos fundos de investimento aplicados.

Nesse período, dois mandatos de investimento tiveram especial atenção: (i) crédito privado estruturado; e (ii) Fundos de Participação - FIPs, com direcionamento para recuperação de valores e desinvestimento. O ano de 2021 está sendo marcado pelo último estágio deste direcionamento: o desinvestimento das carteiras de crédito privado em default e dos FIPs que ainda constam na carteira da CELOS.

Em ambos os casos, foram estruturados processos competitivos com a participação de todos os Órgãos Estatutários da CELOS, discussão com os órgãos de fiscalização e divulgação aos participantes e assistidos, no qual se buscou no mercado interessados para aquisição destes ativos. A carteira de crédito privado em default foi vendida a uma gestora de crédito com o recebimento de quase R$ 30 milhões no mês de julho, sendo que todos esses créditos estavam marcados com valor “zero” na carteira.

Processos de venda

No caso da carteira de FIPs, o desinvestimento está em curso com 3 (três) processos de venda aprovados, sendo que 1 (um) FIP já foi liquidado e outros 7 (sete) dependem de questões burocráticas envolvendo cada um dos fundos, como direitos de preferências dos outros cotistas e aprovação de órgãos reguladores, com previsão para conclusão nos próximos meses.

Os valores recebidos nestes desinvestimentos estão sendo realocados em outras classes de investimento, de acordo com o direcionamento em estudos técnicos, como o ALM, resultando em uma carteira de investimentos mais líquida e diversificada. O processo de investimento consiste em possuir uma gestão ativa com a alocação nos ativos que estiverem apresentando a melhor relação risco x retorno, mas sem qualquer limitação para realocações caso a performance esteja abaixo do que se espera levando em conta o nível de risco do ativo.

Com isso, a áreas técnicas envolvidas no processo de investimento poderão focar em investimentos que tragam maior potencial de retorno para os participantes e assistidos. Portanto, entendemos que um novo ciclo para a carteira de investimentos da CELOS vem sendo implementado, com objetivo de proporcionar retornos mais consistentes ao longo dos anos e alinhados com as metas atuariais de cada plano.

A Política de Investimentos para 2022, em discussão, já prevê esse novo cenário para a carteira de investimentos da CELOS.


Relacionamento: CELOS Atende! fecha ano com balanço positivo

Gilmar-e-Regiane-durante-o-CELOS-Atende-800x739

2021 foi um ano muito especial para a CELOS no que refere-se ao atendimento aos participantes, pois foi formalizado o programa CELOS Atende! E, através dele, a Fundação conseguiu estar mais próxima dos participantes, prestando atendimento, esclarecendo dúvidas e auxiliando no conhecimento dos planos administrados pela CELOS. Além de divulgar os programas CELOS Saúde com Você! e o Programa de Educação Financeira e Previdenciário da CELOS.

Os atendimentos do programa CELOS Atende! foram realizados nos auditórios das Agências da Celesc de todo o Estado, e teve a presença de empregados, aposentados e dependentes. Nos atendimentos prestados por gerentes e equipe técnica da CELOS, a equipe esclareceu dúvidas sobre: Planos de aposentadoria (planos existentes na CELOS, diferenças sobre versões do Plano Misto, explicação sobre os descontos, agendamento previdenciário, simuladores e Programa de Educação Financeira e Previdenciária), Planos de Saúde (coberturas, redes médicas e odontológicas, rede credenciada, agendamento de consultas e exames e Programa CELOS Saúde com Você!) e atendimento (canais de atendimento, dados cadastrais e canais de comunicação).

Mas a ação não para por aqui. Conforme o gerente da área de relacionamento, Gilmar Barbosa, o CELOS Atende! é um programa institucional e prosseguirá em 2022. Principalmente como forma de fortalecer o relacionamento da entidade com os participantes. “Estar presente nas regionais, significa vivenciar as rotinas e as demandas existentes em cada local, resultando assim, ações que visam a satisfação e o conhecimento de todos os participantes”, destaca.

Os atendimentos do programa fecharão com a visita a Itajaí, no próximo dia 03/12. Acesse a matéria completa aqui.

Fonte: Celos, em 29.11.2021.