Documento foi lançado antes do prazo e faz parte do Plano de Dados Abertos CVM 2024-2025
O Portal Dados Abertos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) disponibilizou novidades aos usuários.
O novo conjunto de dados Processos Sancionadores já está no ar, conforme previsto no cronograma de abertura do Plano de Dados Abertos CVM 2024-2025. A publicação foi realizada antes do prazo previamente estabelecido (junho/2025).
Acesse o Portal Dados Abertos CVM e aproveite!
Atualização do Plano
O Plano de Dados Abertos (PDA) da CVM orienta a abertura, manutenção, monitoramento e fomento ao uso das bases de dados da CVM. .
Acesse o documento atualizado, com vigência de junho de 2024 a maio de 2026, e saiba mais.
Sobre o Portal Dados Abertos da CVM
O Portal é mantido pela Gerência de Engenharia de Dados Analíticos da Autarquia e oferece extenso catálogo de dados a respeito de participantes regulados pela CVM. O objetivo é concentrar todas as informações públicas disponibilizadas pelo regulador de forma massiva em um único canal, que conta com infraestrutura moderna e integrada ao Portal Brasileiro de Dados Abertos, tornando mais transparente e simples a descoberta e o acesso aos conjuntos de dados. Da mesma maneira, permite o intercâmbio com outros órgãos e entidades públicas.
Encontro será dia 28/5, na sede da Autarquia, no Rio de Janeiro
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Associação de Investidores no Mercado de Capitais (AMEC) realizam, no dia 28/5/2025, a partir das 13h30, evento na sede da Autarquia sobre as Perspectivas do Stewardship no Brasil.
O encontro é presencial e gratuito e contará com a participação dos presidentes da CVM, João Pedro Nascimento, e da AMEC, Fábio Coelho.
O que é stewardship?
Stewardship se traduz na visão de que o relacionamento entre empresas e investidores institucionais deve se pautar por práticas de governança e princípios que refletem a sustentabilidade dos negócios e a responsabilidade dos acionistas.
Fonte: https://amecbrasil.org.br/stewardship/sobre-stewardship/
Saiba mais
Dentre os pontos a serem abordados, estão a evolução do stewardship no mundo, explorando as experiências do Código Britânico e a criação do Código Brasileiro de Stewardship (CBS), e vantagens da implementação do stewardship, relacionando aspectos de dever fiduciário, proteção de investidores e atuação das empresas.
Além disso, também serão apresentadas experiências de gestores locais e internacionais na aplicação de princípios de stewardship, incluindo casos de engajamento, melhores práticas, limitações do modelo brasileiro e lições aprendidas.
Confira a programação
Mais detalhes na página do evento.
Fonte: CVM, em 07.05.2025