Notícias Anvisa, em 26.05.2025

Imprimir

Webinar aborda inspeção em instituições de longa permanência para idosos

Encontro será no dia 29 de maio, às 10h. Participe!

Na próxima quinta-feira (29/5), a Anvisa irá realizar um webinar para apresentar os principais pontos do Roteiro Objetivo de Inspeção (ROI) desenvolvido para Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

Durante o encontro, será feita uma contextualização sobre as ILPIs como serviços de interesse para a saúde, seguida por informações sobre a estrutura geral dos roteiros e sua lógica de utilização para esse tipo de serviço.

É desejável que os profissionais tenham conhecimentos prévios sobre técnicas, normas e processos de trabalho relacionados à gestão e à operação desses serviços.

Para participar do evento, basta clicar no link abaixo, no dia e horário agendados. Não é preciso fazer cadastro prévio.           

Dia 29/5, às 10h – Webinar - Introdução ao ROI aplicado em ILPI

Webinar

É um seminário virtual que tem como objetivo fortalecer as iniciativas de transparência da Anvisa, levando conteúdo e conhecimento atualizados ao público. A transmissão é via web e a interação com os usuários é feita em tempo real, por um chat realizado durante o evento. 

Confira a página específica de webinares realizados pela Agência.


Novas marcas de azeites clandestinos estão proibidas e devem ser recolhidas

Os consumidores não devem utilizar esses produtos. Confira as marcas e outras informações.

A Anvisa publicou, nesta segunda-feira (26/5), a proibição de mais duas marcas de azeites. A medida atinge todos os lotes das seguintes marcas, que devem ser apreendidas pelas autoridades locais:

Nos dois casos, os produtos foram proibidos por que os CNPJs informados em suas rotulagens estão suspensos por inconsistência cadastral na Receita Federal do Brasil. Na prática, isso significa que os produtos têm origem desconhecida.

A proibição atinge a comercialização, a distribuição, a fabricação, a importação, a propaganda e o uso desses azeites. Os consumidores não devem utilizar esses produtos. Como se trata de alimentos com origem desconhecida, não é possível ter nenhuma garantia da qualidade e da própria composição dos produtos.

Outros azeites proibidos

A Anvisa tem publicado uma série de ações de fiscalização relacionadas a azeites. A ação é resultado da identificação de produtos clandestinos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), responsável pela classificação e pelo cadastro de empresas produtoras de óleos vegetais. A partir dessa informação, a Agência determina a proibição e o recolhimento dos produtos.

A publicação da Anvisa também é uma orientação para que as Vigilâncias Sanitárias de estados e municípios realizem a fiscalização e a retirada dos azeites do comércio.

Outras duas medidas preventivas publicadas na semana passada também foram motivadas por denúncia do Ministério da Agricultura, que identificou origens inexistentes ou irregulares nas origens de quatro marcas de azeite de oliva.

A comercialização desses produtos configura uma infração sanitária. Portanto[DMB1] , os estabelecimentos devem separar as unidades desses produtos e comunicar o fato às Vigilâncias Sanitárias municipais para que elas possam tomar as medidas sanitárias cabíveis.

Confira as resoluções que determinaram a proibição:

Para consultar Produtos Irregulares, acesse: https://consultas.anvisa.gov.br/#/dossie/

Fonte: Anvisa, em 26.05.2025.