Buscar:

Notícias Anvisa, em 18.07.2025

Imprimir PDF
Voltar

Anvisa proíbe medicamentos sem registro e alimento fora dos padrões

Conheça as medidas adotadas.

A Anvisa determinou, nesta sexta-feira (18/7), a apreensão e o recolhimento de produtos irregulares. As medidas envolvem quatro medicamentos sem registro e um ingrediente alimentar fora do padrão.

Um dos produtos é o XAROPE DA VOVÓ/XAROPE DA VOVÓ ISABEL. Todos os lotes tiveram a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso proibidos. O produto, de fabricante desconhecido, estava sendo anunciado e comercializado sem qualquer registro, notificação ou cadastro na Anvisa.

A Agência também proibiu três produtos da empresa GRUPO NUTRA NUTRI LTDA. São eles: COLÁGENO + VITAMINA C (LOTES: TODOS), L-TREONATO DE MAGNÉSIO (LOTES: TODOS) e ESPINHEIRA SANTA (LOTES: TODOS). Nesse caso, também foram verificados a propaganda, o anúncio de venda e a comercialização dos produtos, todos eles sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa.

A empresa Nutra Nutri não possui Autorização de Funcionamento na Agência para fabricação de medicamentos, que é um requisito obrigatório para qualquer laboratório farmacêutico.

Curcuma irregular

A Anvisa determinou ainda o recolhimento de todos os lotes do alimento CURCUMYN LONG (EXTRATO DE CÚRCUMA LONGA 95%), fabricado pela empresa Akron Pharma Ltda. 

Nesse caso, o motivo da ação foi a realização de uma inspeção onde se verificou que o produto não atende às especificações referenciadas na legislação quanto à forma de obtenção. O produto deve ser recolhido e ainda teve sua comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso suspensos. 

Confira as Resoluções da Agência no Diário Oficial da União:

https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-re-n-2.703-de-17-de-julho-de-2025-642758366

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-re-n-2.705-de-17-de-julho-de-2025-642757900


Anvisa apreende novo lote falsificado de toxina botulínica

Empresa que detém registro do medicamento não fabricou o lote L42158 da marca Dysport.

A Anvisa determinou, nesta sexta-feira (18/7), a apreensão de um lote falsificado da toxina botulínica A da marca DYSPORT. A ação se refere ao lote L42158 e foi tomada após a empresa Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda. comunicar que não produziu o lote e desconhece a origem do produto.

Dessa forma, o lote acima mencionado não deve ser utilizado em nenhuma hipótese. O produto falsificado teve o seu comércio, distribuição e uso proibidos. Além disso, deve ser apreendido pelas autoridades locais.

Orientações

Caso os profissionais de saúde e pacientes identifiquem os produtos falsos, podem entrar em contato com a Agência, através dos seus canais de atendimento.

Sempre que houver dúvidas se um medicamento é verdadeiro, o paciente deve entrar em contato com o fabricante para verificar as informações do produto.

Falsificação de medicamentos é um crime grave contra a saúde pública. Por isso, é importante denunciar também aos órgãos de vigilância sanitária locais e às autoridades policiais.


Webinar aborda importância da Avaliação Nacional da Cultura de Segurança do Paciente

Encontro será no dia 31 de julho, às 15h. Participe!

A Anvisa irá realizar, no dia 31 de julho, um webinar que terá como tema a importância da Avaliação Nacional da Cultura de Segurança do Paciente 2025 em hospitais de todo o país.

Profissionais de saúde de hospitais públicos e privados em todo o Brasil devem participar da avaliação. O formulário estará disponível a partir do dia 1º de agosto.

Os principais objetivos da pesquisa são diagnosticar e monitorar o nível de comprometimento dos hospitais brasileiros com a cultura de segurança do paciente.

Para participar do evento, basta clicar no link abaixo, no dia e horário agendados. Não é preciso fazer cadastro prévio.      

Dia 31/7, às 15h – Webinar - Avaliação Nacional da Cultura de Segurança do Paciente 2025

Webinar       

É um seminário virtual que tem como objetivo fortalecer as iniciativas de transparência da Anvisa, levando conteúdo e conhecimento atualizados ao público. A transmissão é via web e a interação com os usuários é feita em tempo real, por um chat realizado durante o evento. 

Confira a página específica de webinares realizados pela Agência.

Fonte: Anvisa, em 18.07.2025.