Associada Endolog recebe visita técnica da ABRAIDI
A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde participou de uma vista técnica na empresa associada Endolog, em Diadema, na Grande São Paulo/SP. O diretor técnico, Sergio Madeira, foi recebido pela gerente Nacional de Qualidade, Anna Marton, e pelo diretor de Operações, Fábio Herculano Malohlava, com a também presença da diretora executiva do Núcleo de Assessoria Capacitação e Especialização à Central de Material e Esterilização – CME – NasceCME, a enfermeira Ana Miranda.
A Endolog oferece serviços de logística especializados no atendimento individualizado de cirurgias e procedimentos, com participação anual em cerca de 50 mil cirurgias atendidas, mais de 25 mil SKUs gerenciados (Stock Keeping Unit, refere-se a um código único utilizado para identificar e rastrear produtos específicos no estoque no setor de saúde), mais de 10 mil cirurgias instrumentalizadas e mais de 15 mil urgências e emergências por ano.
Sergio Madeira conta que os executivos da associada apresentaram a empresa permitindo um conhecimento aprofundado sobre o histórico, crescimento e perspectivas da companhia em relação ao mercado nacional e internacional. “As projeções de crescimento apresentadas foram ainda mais expressivas em um segmento (logística da saúde) cada vez mais complexo em função da diversidade, quantidade de SKUs e valor agregado aos dispositivos médicos utilizados”, completou o diretor técnico da ABRAIDI.
Anna Marton e Fábio Malolava ressaltaram os critérios rígidos de qualidade pelos quais a Endolog está estruturada que contemplam inclusive um monitoramento constante até de fornecedores.
A empresa que conta com frota própria e, segundo os executivos, é 100% rastreada e já utiliza a inteligência artificial oferece reduções de custos operacionais e do nível de estoque de hospitais; modelo de remuneração variável; rastreabilidade de estoque; atendimento de emergências em até 2 horas; logística reversa; visibilidade de atendimento e recursos em tempo real; e baia de preparo e conferência.
A integra do E-book sobre a visita está disponível, clicando aqui.
No Vaticano, Papa Francisco recebe novo Marco de Consenso da Saúde brasileiro, com dois itens relacionados à ética dos algoritmos
Instituto Ética Saúde apresentou ações pelo uso seguro e íntegro da Inteligência Artificial, no VIII Seminário de ética no gerenciamento da saúde
O Instituto Ética Saúde entregou ao Papa Francisco, no dia 27 de novembro, na cidade do Vaticano, Itália, o novo Marco de Consenso para a Colaboração Ética Multissetorial na Área de Saúde, que acaba de ser atualizado com dois itens relacionados a Ética dos Algoritmos.
O documento foi entregue pelo diretor de Relações Institucionais do Instituto, Carlos Eduardo Gouvêa. “A recepção do Pontífice à nossa iniciativa ficará para sempre registrada na história do IES. Espero que todos os players do setor tenham consciência da importância dessas diretrizes, para que possamos extrair apenas o melhor que a tecnologia pode nos oferecer, de forma responsável” comemorou Gouvêa. O Papa Francisco foi o primeiro a abordar o tema ‘Ética dos Algoritmos’, em passado recente.
No dia 25, também no Vaticano, as iniciativas brasileiras pelo uso ético e seguro da Inteligência Artificial na saúde foram destaque no ‘VIII Seminário de ética no gerenciamento da saúde’.
“As ferramentas de inteligência artificial na saúde são de extrema relevância, uma vez que antecipam diagnósticos, auxiliam tratamentos, melhoram a logística e pesquisas. Mas elas têm limitações, vieses e riscos que podem gerar erros nos resultados. O Marco de Consenso mostra um compromisso de todo o setor com o uso ético e seguro da tecnologia”, afirmou Gouvêa. Ele destacou que o documento tem apoio da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mais de 20 instituições, empresas e pessoas físicas já reafirmaram, logo no primeiro momento, o seu compromisso com o Marco, que na primeira versão teve mais de 40 adesões.
O diretor do Instituto ressaltou também que o tema ‘ética dos algoritmos’ foi debatido pelos líderes do G20, no evento do Rio de Janeiro, que resultou em três parágrafos no documento final. Um trecho diz: ““Para garantir o desenvolvimento, a implantação e o uso seguro e confiável da IA, é necessário abordar a proteção dos direitos humanos, a transparência e a explicabilidade, a justiça, a responsabilidade, a regulamentação, a segurança, a supervisão humana apropriada, a ética, os preconceitos, a privacidade, a proteção de dados e a governança de dados”.
A participação na Itália é parte de uma série de eventos sobre o tema, que continuarão durante o ano que vem, como parte do fortalecimento das ações e compromissos previstos no Marco de Consenso.
Diretoria da ABRAIDI visita Karl Storz
Uma comitiva da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde visitou, em 27 de novembro, a sede em São Paulo da Karl Storz, empresa fundada, na década de 1940, em Tuttlingen, no sul da Alemanha. Com forte compromisso com a inovação e o desenvolvimento da tecnologia médica, a associada da ABRAIDI tem se destacado, ao longo dos anos, pelas contribuições à endoscopia. A Karl Storz é uma companhia global presente em mais de 40 países, com mais de 9 mil funcionários e faturamento no ano de 2023 superior aos 2 bilhões de euros.
O presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha, o diretor técnico, Sérgio Madeira, e o gerente executivo, Davi Uemoto, foram recebidos pelo gerente geral no Brasil da Karl Storz, Thiago Cabrino, pelo diretor de Assuntos Regulatórios e Garantia da Qualidade, Danilo Marques, pela diretora Financeira, Silvia Baraldi, pelo diretor de Treinamento, Seiki Ueda, e pela gerente de Recursos Humanos, Patricia Mieskalo.
“Foi uma reunião extremamente importante onde abordamos os principais temas que compõem a agenda da Associação”, relatou Davi Uemoto que completou: “tivemos a oportunidade de ouvir os representantes da associada sobre os desafios e oportunidades da Karl Storz no país e também sugestões para aprimorar o engajamento dos colaboradores às atividades da ABRAIDI”.
Após a reunião, a comitiva fez um tour pela empresa para conhecer o conceito moderno do escritório. “O ambiente é um convite para uma imersão no universo da tecnologia médica, com a história da Storz e as inovações criadas pela empresa”, destacou o gerente executivo da ABRAIDI. Além da parte administrativa, a sede em São Paulo conta com um Customer Experience, espaço dedicado à educação profissional. “Conhecemos as soluções de imagiologia e as tecnologias que englobam um conceito interdisciplinar e de integração de diferentes tipos de dispositivos médicos e fontes no centro cirúrgico”, completou Davi Uemoto.
Fonte: Abraidi, em 29.11.2024.