Notícias AMB, em 04.03.2024

Imprimir

Artigo do Dr. Roque Andrade, oncologista clínico baiano e ex vice-presidente da Região Nordeste da Associação Médica Brasileira

O Dr. Roque Andrade, oncologista clínico baiano e ex vice-presidente da Região Nordeste da Associação Médica Brasileira, faz um apelo a toda a sociedade em prol do Hospital Aristides Maltez, o principal hospital da Bahia no atendimento ao paciente portador de câncer pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

O Câncer é a principal causa de morte e importante barreira para aumento da expectativa de vida na Terra. Dados publicados em 2022 registraram uma incidência de aproximadamente 19 milhões de novos casos de câncer em todo mundo, com 10 milhões de mortes, e apontam que, no Brasil, mais de 625 mil pessoas serão diagnosticadas de câncer nos próximos anos, aproximadamente, estimando que uma em cada três mulheres, e um em cada dois homens, desenvolverão essa doença indesejada durante a vida. Logo, não é algo tão afastado da nossa rotina diária, e todos nós conhecemos ou já ouvimos falar de um caso de câncer na família, assim como as consequências dessa doença tão indesejada, que despe a identidade dos pacientes e assume o controle total de seus atos.

O primeiro caso registrado dessa doença amorfa e difusa, data do século VII (a.C.). Contudo, devido ao prolongamento da vida, o câncer tomou relevância e assentou cidadania no reino dos doentes no século XIX. Desde então, há uma corrida desenfreada para entender a lógica dessa doença, compreender os seus caprichos comportamentais e desmistificar a sua virulência. Em Hamlet, William Shakespeare diz que “Males que crescem desesperadamente, só podem ser aliviados com mecanismos desesperados”. E como o câncer não é apenas uma doença, e sim muitas, sabemos que para qualquer avanço da ciência neste campo de pesquisa, a descoberta de uma possível cura não será atribuída a um só pesquisador, mas a toda comunidade científica, não existindo, portanto, heróis nesta batalha.

O HOSPITAL ARISTIDES MALTEZ NÃO PODE MORRER

Atualmente, graças aos avanços da medicina, a estadia dessa doença tem acontecido de forma provisória para aqueles privilegiados que têm acesso imediato aos tratamentos mais modernos. Entretanto, para a população menos afortunada, que perambula pelos serviços públicos de saúde, principalmente do nosso estado, em emergências apinhadas e desestruturadas, viajando em ambulâncias do interior do estado para a capital em estradas inseguras durante a noite, e pagando com suas vidas pelo agravamento progressivo das carências do serviço público em saúde, resta agradecer a existência do Hospital Aristides Maltez, que anualmente realiza o maior número de procedimentos médicos no Brasil, e é o principal hospital da Bahia no atendimento ao paciente portador de câncer pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Bendito SUS!

Apesar de muito sofrimento e resignação, inerentes à batalha pela cura de uma doença devastadora, coisas boas acontecem quando almas desesperadas pelo atendimento e acolhimento médico-hospitalar se matriculam no Hospital Aristides Maltez onde existe comando específico, sintonia com o apoio dos colaboradores, devoção à causa, tradição no bem servir ao povo da Bahia e equipe de saúde abnegada. Nem tudo está perdido, e cada vez mais é indiscutível a necessidade de adoção de medidas de prevenção, diagnóstico precoce e alocação de recurso para tratamento adequado, que ano após ano, assume maior complexidade e custo.

É mesmo possível vencer essa guerra? Sim, quando os pesquisadores conseguirem entender os mecanismos que permitem que uma célula cancerosa possa crescer mais rapidamente, adaptar-se melhor e viver às custas de nossa vida. Mas enquanto essa busca acontece, é preciso que a sociedade esteja atenta ao grande campo de batalha que é travado ininterruptamente nos leitos de nossos hospitais públicos, para que os profissionais de saúde, grandes guerreiros do dia-a-dia, possam continuar honrando a vitória da esperança.

Roque Andrade – Oncologista Clínico.

Salvador, janeiro de 2024

COMO AJUDAR A MANTER VIVO O HOSPITAL ARISTIDES MALTEZ

Para dar sua colaboração e ajudar o Hospital Aristides Maltez a continuar seu importante e imprescindível trabalho em prol da população baiana afligida pelo câncer, acesse https://www.aristidesmaltez.org.br/doacoes/


FEBRASGO lança “Manual de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento da Dengue durante a Gestação e Puerpério”

Nesta sexta-feira (1), a Federação Brasileira de Ginecologia Obstetrícia (FEBRASGO), em colaboração com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), realizará o lançamento do “Manual de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento da Dengue na Gestação e no Puerpério”. O evento está programado para ocorrer no Auditório Carlyle Guerra da OPAS, em Brasília, às 10h.

O manual foi elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) dedicado ao manejo da doença em gestantes e puérperas. Este grupo, composto por 16 especialistas em ginecologia obstetrícia, incluindo membros da Comissão Nacional Especializada (CNE) de Doenças Infectocontagiosas da FEBRASGO, como o Dr. Geraldo Duarte e o Dr. Regis Kreitchmann e outros colegas como o Dr. Antônio Braga e a Dra. Roseli Mieko. Sua missão é abordar de maneira específica a gestão da doença em grávidas e puérperas, com o objetivo de promover a saúde materno-fetal e prevenir complicações relacionadas à dengue.

“A FEBRASGO demonstra sua preocupação com a saúde das gestantes e puérperas. A nossa prioridade é garantir a saúde da gestante e do bebê, por isso atuamos para orientar e capacitar os ginecologistas e obstetras de todo o país. Este guia de orientações é de extrema importância para a saúde pública, especialmente diante do que pode ser a pior pandemia de dengue já registrada no Brasil, com as gestantes e potencialmente as puérperas representando um grupo de alto risco de mortalidade”, destaca a Dra. Maria Celeste Osório Wender, presidente da federação.

O Dr. Antônio Braga comenta que alguns estudos apontam para a possibilidade de que os mosquitos tenham predileção por picar gestantes, possivelmente devido à variação na temperatura corporal mais elevada e maior concentração de gás carbônico exalado. “Uma vez infectadas, as gestantes têm maiores chances de apresentar desfechos desfavoráveis em comparação com não gestantes. Portanto, esse grupo é de especial interesse e cuidado. Este protocolo servirá como diretriz abrangente para a prevenção, tratamento e diagnóstico, contribuindo significativamente para a segurança e bem-estar das gestantes e puérperas durante esse período crítico”, enfatiza o especialista.

O manual será lançado em âmbito nacional, e posteriormente será traduzido para o inglês e o espanhol. Estará acessível através dos sites oficiais da FEBRASGO, OPAS e Ministério da Saúde, ampliando assim o alcance e disponibilidade dessa importante ferramenta informativa.

Principais recomendações às gestantes

Gestantes devem priorizar o uso de repelentes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como picaridina, icaridina, N,N-dietil-meta-toluamida (DEET), IR 3535 ou EBAAP. O Dr. Antônio destaca que repelentes naturais, como óleos caseiros de citronela, andiroba e capim-limão, carecem de eficácia comprovada e não possuem aprovação da Anvisa até o momento.

Dado que não há medicamentos específicos para combater o vírus da dengue, em casos de menor gravidade, sem sinais de alarme, a orientação é repouso e aumento da ingestão de líquidos. Gestantes com dengue requerem avaliação diária, incluindo repetição do hemograma até 48 horas após a febre desaparecer. Para casos mais simples, o acompanhamento ambulatorial é recomendado. Entretanto, se o estado for grave, com sinais de alarme, a internação é indicada. Em situações de choque, sangramento ou disfunção grave de órgãos, a paciente deve receber tratamento em uma unidade de terapia intensiva.


Presidente da AMB participa da posse da SBACV

A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) realizou, no último sábado, 24 de fevereiro de 2024, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, a cerimônia de posse da nova diretoria, gestão 2024 – 2025. A solenidade contou com a participação de grandes representantes, como: Jaime Bagattoli e Marcos Pontes, Senadores da República Federativa do Brasil, Ângelo Vattimo, Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Antônio Barra, Presidente da Anvisa, César Fernandes, Presidente da Associação Médica Brasileira, entre outros.

Na oportunidade, assumiram formalmente o cargo de novo presidente para o biênio, Dr. Armando Lobato e sua nova equipe composta por 19 pessoas, entre diretores, conselheiros e secretários. O atual presidente está à frente da segunda maior sociedade científica de cirurgiões vasculares/angiologistas do mundo, perdendo apenas para a sociedade americana.

O Senador Marcos Pontes ressalta a importância da renovação. Ele destaca: “Novas ideias e novos conceitos é sem dúvidas essencial para uma nova administração. Sendo a medicina o setor que evolui rapidamente, a associação deve estar atualizada continuamente.”

O Dr. Armando Lobato é responsável pela Técnica Cirúrgica Endovascular de Sanduíche, criada em 2008, para tratar aneurismas complexos da aorta. O Dr. Lobato também criou a Técnica Cirúrgica Endovascular Lobato, dedicada ao tratamento de Dissecção Tipo B complexas, em 2022.

O atual presidente atuou como vice-presidente da SBACV Nacional na gestão 2022-2023 e possui liderança contínua como Presidente do Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular desde 2004 até hoje. Ao longo de seus 38 anos de carreira, o Dr. Lobato foi agraciado com diversos prêmios, incluindo o renomado Prêmio Internacional Edward B Diethrich, reconhecendo sua excelência e contribuição excepcional para a Cirurgia Vascular.

Lobato afirma que dois pilares serão fundamentais em suas projeções para gestão, sendo eles: união e inovação. Ele completa dizendo em seu discurso: “Estamos formando um novo padrão de excelência, onde a inovação é a norma, a colaboração é o alicerce e a busca pela excelência é a bússola que nos guiará adiante.”

A posse foi celebrada com um jantar harmônico. Além disso, durante o dia, os convidados puderam se reunir para participar de reuniões e conferências, possibilitando discussões sobre estratégias, defesa de interesses, plano de trabalho, conexão de ideologias, propósitos e futuras iniciativas. Durante o evento, diversos temas foram debatidos, destacando a 1º Conferência Brasileira sobre Invasão de Especialidades Médicas Por Não Médicos.

O foco principal da nova gestão é continuar disseminando novos conhecimentos. Por isso, com diversas ideias propostas para os próximos meses, o Dr. Armando se tornou o primeiro presidente a lançar um projeto por semana, para beneficiar os associados adimplentes da Sociedade. Lançamentos como Podcast Vasos, Resenha Podcast e a Revista da SBACV, são alguns dos exemplos.

O Podcast é um espaço dedicado para a disseminação de informação clara e correta sobre todos os aspectos da medicina e da saúde vascular. César Fernandes, “Tive a oportunidade de expressar as convicções que a Associação Médica Brasileira tem sobre o ensino médico, sobre assistência médica, sobre políticas de saúde. Eu acho louvável esse projeto inovador, parabenizo a SBACV e parabenizo também o presidente Lobato por ter conduzido o podcast com tanta simpatia”, comenta o Presidente da Associação Médica Brasileira.

O atual presidente uniu atividades que propõem a discussão da medicina entre grandes representantes públicos, a fim de demonstrar as dificuldades que a Medicina possui e quais são as possíveis resoluções. “Nós no parlamento, temos que ter uma atenção especial para a saúde no Brasil e em todos os setores da medicina. Através deste encontro, foi possível ouvir de quem está ligado diretamente a Medicina, quais são suas preocupações e assim destacar que a saúde não é só responsabilidade do parlamento, nem só do executivo, é responsabilidade de toda a população Brasileira.” Afirma o senador Jaime Bagattoli.

A nova diretoria se propõe, a continuar o legado da última gestão que conquistou grandes feitos na defesa profissional, além de inúmeros lançamentos científicos.

Conheça os nomes que compõem a nova diretoria:

Presidente
Dr. Armando de Carvalho Lobato (SP)
Secretário Geral
Dr. Marcone Lima Sobreira (SP)
Tesoureiro Geral
Dr. Luis Carlos Uta Nakano (SP)
Diretor Científico
Dr. Ronald Luiz Gomes Flumignan (SP)
Diretor de Publicações
Dr. Francisco João Sahagoff de Deus Vieira Gomes (RJ)
Diretor de Patrimônio
Dr. Regis Fernando Angnes (RS)
Diretor de Defesa Profissional
Dr. Breno Caiafa (RJ)
Vice-Presidente
Dr. Eraldo Arraes de Lavor (PE)
Vice-Secretário
Dr. João Luiz Sandri (ES)
Vice-Tesoureiro
Dr. Ricardo Augusto Carvalho Lujan (BA)
Vice-Diretor Científico
Dr. Leonardo Ghizoni Bez (MG)
Vice-Diretor de Publicações
Dr. Leonardo Pires de Sá Nóbrega (DF)
Vice-Diretor de Patrimônio
Dr. Pierre Galvagni Silveira (SC)
Vice-Diretor de Defesa Profissional
Drª Ziliane Caetano Lopes Martins (PR)
Conselheiros Fiscais e Suplentes para o Biênio 2024/2025
Conselheiros Fiscais
Dr. José Alberto Kupcinskas Junior (SP)
Dr. Francesco Evangelista Botelho (MG)
Dr. Julio Cesar Gomes Giusti (SP)
Conselheiros Fiscais Suplentes
Dr. Márcio Villar de Freitas (RN)
Dr. Luiz Fernando Rimolli (SP)
Dr. Samuel Barbosa Mathias (DF)

Fonte: AMB, em 04.03.2024.