Buscar:

Mercado de Seguros e Resseguros: o que esperar para 2021

Imprimir PDF
Voltar

Em meio à turbulência global causada pela pandemia, a indústria de Seguros e Resseguros passou por importantes mudanças no ano de 2020, dando continuidade à agenda regulatória de flexibilização e modernização iniciada no ano anterior. Para 2021, espera-se a manutenção deste movimento.

Ao longo dos dois últimos anos, o setor de Seguros e Resseguros seguiu em direção a três pilares:

  • desburocratização;
  • incentivo à competição e eliminação de barreiras de entrada de novos players; e
  • melhoria do ambiente regulatório e de negócios.

Além de leis de cunho geral, que tiveram impacto também no mercado de seguros, como a Lei da Liberdade Econômica, a atuação da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) teve papel fundamental com a implantação de reformas há muito esperadas pelos stakeholders deste mercado.

Perspectivas para 2021

A agenda inovadora do regulador deve continuar a avançar neste ano, com a aprovação de regras que foram colocadas em consulta pública em 2020, bem como a discussão de novos temas, tais como, segurança cibernética, open insurance e princípios ESG.

Do ponto de vista do legislativo, espera-se que, com a nova Lei das Licitações, haja uma mudança de paradigma no que tange ao papel do seguro garantia nas grandes obras públicas.

Clique aqui para acessar o material completo sobre a retrospectiva do mercado de Seguros e Resseguros em 2019 e 2020 e as perspectivas para 2021.

Fonte: Mattos Filho, em 15.01.2021