IstoÉ Dinheiro: Abrapp apresenta dados que mostram a boa solvência do sistema em reportagem

Imprimir

A edição desta semana da Revista IstoÉ Dinheiro, publicada nesta sexta-feira, 22 de maio, traz uma reportagem sobre a gestão de investimentos das entidades fechadas (EFPCs) no cenário de pandemia de COVID-19. A matéria escrita pelo jornalista Marcelo de Paula traz o posicionamento da Abrapp através de entrevista com o Diretor Presidente, Luís Ricardo Martins.

Com o título "Fundos de pensão sob pressão, diz a reportagem que “Segundo a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), 74% dos recursos de suas associadas estão em renda fixa, basicamente em títulos públicos e em crédito privado. Outros 18% estão em renda variável (fundos multimercado e em ações). O presidente da associação, Luís Ricardo Marcondes Martins, diz que a ideia era elevar para 25% a alocação de recursos em ativos de risco. Agora, a regra é ter cautela”.

Em outro trecho que aborda a solidez do sistema de Previdência Complementar Fechada, Luís Ricardo apresenta dados comparativos sobre a solvência. “A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) fez um estudo técnico que mostra liquidez plena do setor. O nível de solvência seria superior a de países como Estados Unidos e Reino Unido, onde ela gira em torno de 95%. Isso significa, nas palavras do dirigente da Abrapp, que não há risco de as pessoas já aposentadas ficarem sem receber”, diz a reportagem. No final do ano passado, a solvência do sistema havia superado o nível de 100%.

A matéria traz ainda entrevistas com Guilherme Benites, Sócio-Diretor da Aditus e Ana Paula Raeffray, Diretora da Cames. Benites explica que o momento as EFPCs não foram atingidas com maior impacto pela crise porque “o processo de diversificação dos investimentos foi iniciado de forma cautelosa. Uma solução que já estava sendo adotada por algumas instituições foi a busca por títulos públicos de longo prazo, um tipo de renda fixa conhecido pela sigla NTN-B, ou Nota do Tesouro Nacional Série B”.

Clique aqui para ler na íntegra.

Fonte: Abrapp em Foco, em 22.05.2020