Buscar:

Infraprev celebra 40 anos em 29 de junho

Imprimir PDF
Voltar

O Infraprev está completando quatro décadas de serviços prestados à sociedade nesta quarta-feira, 29 de junho. Sim, porque o papel de um fundo de pensão vai muito além da cobertura previdenciária aos seus participantes e assistidos. Com a concessão de benefícios previdenciários, o Instituto colabora para melhorar a qualidade de vida de cada um de seus 11.500 participantes ativos e assistidos. Levando-se em consideração a extensão da cobertura aos familiares, o impacto positivo é no mínimo três vezes maior.

No mundo inteiro, as entidades de previdência complementar ajudam a estimular a poupança interna, que no Brasil é historicamente baixa quando comparado com outros países. O Infraprev e os demais fundos de pensão são importantes investidores institucionais, que ajudam a fomentar a economia interna, gerando emprego e renda para a população. Por tudo isso, o Instituto vem, ao longo desses anos, construindo uma reputação sólida em seu segmento de atuação. Já administra um patrimônio na ordem de R$ 3,8 bilhões, tem cerca de 11,5 mil participantes e paga benefícios mensais a mais de 4 mil aposentados e pensionistas.

Tudo começou em 1982, quando um grupo de funcionários da ARSA se uniu para criar um fundo de pensão que pudesse suplementar as aposentadorias do INSS, ao final de um período laboral. O Instituto nasceu com o nome de ARSAPREV. Cinco anos mais tarde, quando a Infraero incorporou a ARSA, foi assinado um contrato com o fundo de pensão Aerus, incorporando seus participantes.

Em março de 1996, a TASA foi incorporada à ARSAPREV, que passou a ter mais de 1.800 participantes. Finalmente em 1998 ocorre a mudança para o nome atual, Infraprev. Dois anos depois, a antiga Secretaria de Previdência Complementar aprovou a implantação do Regulamento do Plano de Contribuição Definida, uma modernização com o objetivo de garantir mais estabilidade e tranquilidade ao futuro dos participantes.

Em 2002 o estatuto incorporou novas regras de eleição para a composição dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. No mesmo ano o website do Instituto foi lançado na internet. Dois anos após a entrada do Infraprev no universo digital, a marca passou por uma modernização.

Em 2012 houve a aprovação do convênio de adesão da ANEI para um plano instituído, o que ampliou mais uma vez o portfólio de planos do Infraprev. Quatro anos depois, a marca foi novamente modernizada, ganhando um visual diferente e posicionando o Infraprev como um fundo de pensão inovador.

O exercício 2017 foi emblemático para o Infraprev, com cinco novas parcerias aprovadas. Neste ano também ocorreu o lançamento do projeto Novo Infraprev, um importante passo na melhoria da governança do Instituto. Em 2019 o propósito de “proporcionar confiança no futuro e bem-estar no futuro” foi institucionalizado no Infraprev, evidenciando que o Instituto estava ainda mais perto de seus participantes.

Em outubro de 2021 a NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea S.A. assinou convênio de adesão ao Instituto para se tornar oficialmente uma das nove patrocinadoras do Plano de Contribuição Variável gerido pelo Infraprev, mais uma importante conquista.

E agora, em 2022, foram aprovados os mais recentes convênios de adesão, com o SINA e com o próprio Infraprev, que passou a ser o instituidor do novo Plano Família - revisitado e relançado para trazer mais modernidade e flexibilidade ao futuro dos participantes e do Instituto.

O Infraprev está há 40 anos construindo uma história ao lado de seus participantes e assistidos, com o objetivo de proporcionar confiança no presente e bem-estar no futuro.

Fonte: Infraprev, em 29.06.2022.