Buscar:

Grupo da situação da Abrapp confirma chapa de Luís Ricardo Martins e Paulo Brasizza

Imprimir PDF
Voltar

O grupo da atual diretoria da Abrapp, presidida por José Ribeiro Pena Neto, confirmou o lançamento da chapa encabeçada por Luís Ricardo Marcondes Martins, da OABPrev-SP, como presidente, e de Luiz Paulo Brasizza, da Volkswagen Previdência Privada (VWPP), como vice-presidente para a próxima eleição da entidade prevista para dezembro de 2016. Diversas reuniões e conversas ocorridas durante o 37º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, realizado em Florianópolis entre 12 e 14 de setembro, culminaram com a confirmação dos principais nomes para a chapa da situação.

 “Pretendemos dar continuidade aos trabalhos e projetos da atual gestão priorizando o fomento e a desburocratização com o objetivo de incentivar a volta do crescimento do sistema de fundos de pensão”, disse Luís Ricardo Martins, em entrevista à revista Investidor Institucional nesta quarta-feira, 14. A confirmação dos principais nomes para a chapa não foi fácil e passou por algumas reviravoltas.

Uma das questões discutidas foi a possibilidade de apresentação de Pena Neto para a reeleição. Na verdade, o atual presidente vinha comunicando informalmente nas últimas semanas sua decisão de não se candidatar à reeleição por motivos pessoais, porém, o anúncio de formação de uma chapa de oposição encabeçada por Fernando Pimentel, da Fundação Atlântico, fez o dirigente reconsiderar sua decisão. Foi então que o grupo da situação percebeu que o sistema poderia perder a unidade ao se lançar duas chapas para o pleito.

O atual presidente chegou a divulgar que, se fosse para contribuir para a formação de uma chapa única de consenso, poderia sair candidato novamente. "Ainda não está definido, mas não descarto a possibilidade de me candidatar à reeleição", disse Pena Neto no primeiro dia do Congresso. A iniciativa, porém, não foi levada a cabo.

Durante o decorrer do evento, o grupo da situação avaliou, porém, que a formação de uma segunda chapa acabou perdendo força e esse foi um dos motivos da retirada da candidatura de Pena Neto. Não há informações confirmadas sobre a formação da segunda chapa liderada por Fernando Pimentel. As inscrições dos candidatos e chapas para a eleição da Abrapp vão até novembro.

Terceira via - Outro fato novo que apareceu no meio do evento foi a articulação para a formação de uma terceira chapa composta principalmente por representantes dos fundos de pensão dos servidores públicos. O grupo liderado por Carlos Flory, diretor presidente do SP-Prevcom, não chegou a consolidar a nova chapa, e acabou negociando com o grupo da situação, que concordou em abrir espaço para a indicação de um diretor na chapa encabeçada por Martins. A ideia é definir um diretor que ficará responsável pela representação das fundações dos servidores da União e dos Estados.

Fonte: Investidor Institucional, em 15.09.2016.