Buscar:

Giro das Associadas: Prevcom, Libertas e Preves

Imprimir PDF
Voltar

Por Bruna Chieco

Prevcom participa de debate da Frente Nacional de Prefeitos sobre previdência complementar – A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) reuniu cerca de 110 gestores municipais, representantes de entidades previdenciárias e empresas públicas em um seminário sobre a implantação de regime de previdência complementar para servidores públicos determinada pela Emenda Constitucional nº 103/2019. O seminário contou com a participação de Patrícia Costa, Diretora de Relacionamento Institucional da Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom), convidada a compartilhar a experiência da fundação no gerenciamento de planos de quatro estados e oito municípios.

O prazo para criação de planos previdenciários para servidores vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) se encerra em 12 de novembro de 2021 e é medida obrigatória para aproximadamente 2,1 mil cidades do país. A adesão a entidades de previdência complementar estruturadas foi apontada no seminário como uma solução para acelerar a criação do sistema de benefícios em tempo de atender o prazo limite definido pelo governo federal.

O cumprimento das regras da EC nº 103/19 é fundamental para a manutenção do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) de estados e municípios. Um possível cancelamento do CRP pode acarretar a suspensão de transferências da União, impedimento de celebrar acordos, convênios e contratos de financiamento, entre outras penalidades.

Libertas apresenta resultados de 2020 em webinar – A Diretoria Executiva da Fundação Libertas realizou um webinar para prestação de contas do ano de 2020. A transmissão apresentou os fatos relevantes do ano passado e as perspectivas sobre o futuro da fundação. Também foram esclarecidos os principais números publicados no Relatório Anual de Informações (RAI) de 2020.

O Diretor Presidente da Libertas, Lucas Nóbrega, falou sobre as estratégias que estão em andamento para que a Libertas seja reconhecida como uma referência nacional na gestão de planos de previdência e assistenciais. Sobre os fatos que marcaram 2020, ele destacou o atingimento de R$ 4 bilhões em recursos administrados, a posse da nova Diretoria e as primeiras ações da gestão, como o novo planejamento estratégico e compromisso com os participantes.

Na sequência, o Diretor Administrativo, José Maria dos Santos, destacou os principais números de gestão de pessoas e os esforços empenhados pela alta administração no desenvolvimento e capacitação dos colaboradores, bem como em seu bem-estar diante da realidade do home office.

Para falar sobre investimentos, Rodrigo Barata, Diretor de Investimentos e Controladoria, apresentou o cenário econômico de 2020, explicou de forma detalhada as estratégias utilizadas para as aplicações, bem como seus impactos e as realidades dos planos deficitários Copasa Saldado e Prodemge Saldado. Barata abordou as perspectivas para 2021 e reforçou o compromisso da Libertas com a busca incansável por melhores resultados para os participantes e pela saúde dos planos administrados.

O Diretor de Seguridade Social, Cesar Danieli, trouxe dados relevantes sobre a gestão previdencial, como as ações realizadas em 2020, perfil dos participantes, patrimônio, bem como dados da gestão assistencial, por meio dos números referentes aos planos de saúde administrados, bem como as ações e esforços empenhados durante o período de pandemia, como promoção à saúde e qualidade no atendimento.

O webinar está disponível no canal do YouTube da Fundação Libertas. Clique aqui para assistir.

Preves realiza live sobre investimentos – A Fundação de Previdência Complementar do Estado do Espírito Santo – Preves, realizou a live “Os investimentos da Preves com o retorno da Inflação”. A transmissão foi pelo Instagram e YouTube da entidade e o tema foi abordado pelo economista, Diretor de Investimentos da Fundação, Tiago Roque. 

Assista na íntegra aqui

Fonte: Abrapp em Foco, em 04.06.2021