Buscar:

Fundo Setorial Abrapp: Conheça o passo a passo para instituir um Plano Família

Imprimir PDF
Voltar

Já está disponível no portal da Abrapp um hotsite com todas as informações, orientações e documentos necessários para a adesão, sem qualquer ônus, ao Fundo Setorial Abrapp. Lançado em dezembro do ano passado, o Fundo Setorial possibilita a cada associada instituir seu próprio “Plano Família” voltado para atender os parentes de seus participantes.

Por se tratar de um plano instituído setorial, o modelo deverá ser do tipo Contribuição Definida (CD), conforme previsto na Resolução CGPC n° 12/2002. Sobre as características, a entidade escolhe se quer criar um regulamento ou fazer uso de modelos com licenciamento automático. Uma das possibilidades é o PrevSonho (modelo CD 4 pré-aprovado pela Previc) que por seus atributos está mais aderente aos anseios dos novos públicos.

“O sistema está pronto para crescer. As entidades têm todas as ferramentas para retomar o caminho do fomento. Estamos oferecendo o Fundo Setorial, já temos o regulamento aprovado do PrevSonho, os planos instituídos para familiares. O crescimento certamente virá”, diz Luís Ricardo Marcondes Martins, Diretor Presidente da Abrapp.

Cada entidade poderá instituir e gerir seu próprio plano setorial. Caso a associada prefira não fazer a gestão, poderá contratar livremente outra entidade fechada multipatrocinada para operar o seu plano. “O Fundo Setorial um veículo para as entidades oferecerem seus planos instituídos para os participantes, assistidos e/ou respectivos familiares, sem limitação aos cônjuges e dependentes econômicos, tendo na associação, a pessoa jurídica de caráter setorial exigida no normativo para esse fim”, informa o hotsite.

“As entidades estão começando a lançar novos planos voltados para familiares, como por exemplo, a Funcesp. Fomos bastante ousados. A Abrapp se coloca como uma facilitadora para as entidades que desejar lançar novos planos, e muitas querem”, comenta Luís Ricardo. Ele prevê que, no curto prazo, deverá ocorrer uma adesão entre 50 a 70 entidades que lançarão seus planos voltados aos familiares, alcançando pelo menos 500 mil novos participantes. O novo plano da Funcesp, denominado Mais Futuro, foi aprovado pela Previc na última sexta-feira, 8 de fevereiro (leia mais).

O Fundo Setorial possibilita a cada associada não só auferir ganhos de imagem com a extensão dos benefícios ao núcleo familiar como também através do crescimento do contingente de participantes ganhar escala e, portanto, maior conforto em face da pressão das despesas.

Passo a passo – como instituir:

1. Aplique pesquisa junto aos seus participantes e/ou assistidos para avaliar potencial e mapear perfil do público que pode ser alcançado.

2. Realize estudo de viabilidade. Considere o potencial identificado, defina o grau de parentesco familiar a ser atingido e simule cenários.

3. Defina o modelo de plano. Não deixe de avaliar a opção mais atual e inovadora (PrevSonho, o plano CD 4 pré-aprovado pela Previc).

4. Aprove a criação do plano instituído nas instâncias de governança previstas no Estatuto da entidade.

5. Faça adesão ao Fundo Setorial da Abrapp

6. Encaminhe toda a documentação, como prevê legislação vigente, à Previc para aprovação.

7. Prepare sua campanha de vendas, não esquecendo que seu participante é o melhor promotor dos benefícios da previdência complementar fechada

8. Obtida a aprovação da Previc, seu Plano Família (setorial) já está pronto para ser implementado!

Clique aqui para acessar o hotsite.

Fonte: Acontece Abrapp, em 15.02.2019.