Buscar:

Funcesp tem nova Política de Gestão de Riscos Corporativos

Imprimir PDF
Voltar

A Funcesp acaba de estabelecer sua nova Política de Gestão de Riscos Corporativos. As novas diretrizes, já aprovadas pelo Conselho Deliberativo, incorporam as melhores práticas disseminadas no mercado nas áreas de riscos, governança e conformidade, além de controles internos, e estabelecem o direcionamento a ser seguido na gestão dos riscos corporativos de qualquer natureza aos quais a organização possa estar exposta. 

Para estabelecer a nova política, a área de Governança, Riscos e Compliance da Funcesp baseou-se nas melhores práticas internacionais sobre o tema, recomendadas pelo COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission).
 
A nova política estabelece as diretrizes a serem seguidas na gestão dos riscos, não apenas com o objetivo de mitigar sua ocorrência, mas também de minimizar seus eventuais impactos para os negócios e a reputação da entidade. 

A implementação já está em curso e foi iniciada com a definição de processo estruturado e formal que visa reduzir os riscos de conformidade, que são aqueles relacionados à exposição da empresa a penalidades legais e perdas financeiras e de reputação, além de minimizar os danos causados por multas e outros tipos de sanções impostas pelos órgãos reguladores ou fiscalizadores.
 
“A gestão de riscos não está limitada a uma área ou à responsabilidade apenas das lideranças. Por isso, nossa nova política deixa muito clara a importância do envolvimento de todos os colaboradores e determina as responsabilidades de cada um no direcionamento desse tema de enorme relevância”, comenta o presidente da Funcesp, Walter Mendes.
 
Segundo ele, estão previstas ações para disseminação da cultura de gestão de riscos/ na organização. “A gestão de riscos deve estar presente em cada política, norma e procedimento operacional, estratégico ou tático adotados pela entidade”, reforça.
 
A nova Política de Gestão de Riscos Corporativos está disponível no Portal Funcesp, na área de Governança. Clique aqui para conhecê-la.

Fonte: Funcesp, em 20.05.2020