Buscar:

Funcesp: Plano para familiares dos participantes é aprovado pela Previc

Imprimir PDF
Voltar

A Previc aprovou o funcionamento do Plano Mais Futuro, que será direcionado para a adesão dos familiares dos participantes da Funcesp, na última sexta-feira 8 de fevereiro. É o primeiro plano de benefícios que conta com a participação da Abrapp como instituidor setorial.

“A Funcesp é a maior entidade fechada de patrocínio privado do país; é uma referência em termos de solidez e transparência para nosso sistema. Então, é muito importante contar com a Funcesp para liderar com pioneirismo a criação de um plano voltado aos familiares de seus participantes, tendo a Abrapp como instituidor setorial”, diz Luís Ricardo Marcondes Martins, Diretor Presidente da Abrapp.

A previsão para o lançamento do plano é o mês de abril de 2019. Enquanto o plano não está aberto, a entidade vem realizando a adequação de sistemas para a gestão de recursos e para a adesão de novos participantes. A Funcesp está desenvolvendo uma plataforma que permitirá a adesão online dos parentes até terceiro grau dos participantes. O público potencial chega a 400 mil vidas, segundo estimativas da entidade.

“Estamos muito otimistas com o novo plano. Temos um histórico de alta rentabilidade média, com a liderança de uma premiada equipe de investimentos. Além disso, as taxas de administração serão bem mais baixas que aquelas cobradas pelos planos abertos”, diz Luciana Correa Dalcanale, Diretor de Previdência e Saúde da Funcesp.

Mesmo em um período difícil para a economia do país, a carteira de investimentos da entidade alcançou retorno nominal médio de 12,3% anual nos últimos cinco anos. O resultado superou a meta atuarial que ficou em 11,9% na média anual no período, e ficou em patamar bem acima da Selic, que registrou 10,6% na média. A equipe de investimentos é comandada pelo Diretor de Investimentos Jorge Simino.

Outro atrativo do novo plano de previdência é a possibilidade de adesão também ao plano de saúde da Funcesp. É que ao aderir ao Mais Futuro, o novo participante terá acesso também à participação aos planos de autogestão em saúde da entidade.

Abrapp como instituidor - A Funcesp é a primeira entidade a utilizar a estrutura do Fundo Setorial Abrapp. A possibilidade de as entidades fechadas instituírem planos com a inclusão de familiares, em estrutura setorial, foi aprovada em novembro do ano passado pela associação e representa potencial de adicionar 500 mil participantes ao sistema até o final de 2019. Atualmente o sistema tem 2,5 milhões de participantes. “É um projeto com muita ousadia que veio a incrementar o fomento do sistema. Certamente muitos outros planos virão em breve”, prevê Luís Ricardo.

Além do pioneirismo no lançamento do plano voltado aos familiares, a Funcesp inova também na modelagem do produto, estruturado no formato do PrevSonho - modelo CD4 da Previc. “É mais uma conquista da Funcesp, é um grande exemplo para as demais entidades. Outro fator positivo é o lançamento do plano na modelagem do PrevSonho, que é um produto muito inovador”, diz o Diretor Presidente da Abrapp.

Facilitador - “O Fundo Setorial Abrapp é um facilitador muito importante, pois no caso da Funcesp temos diversos patrocinadores e temos também relação com diversos sindicatos e associações. Seria um processo muito complexo se tivéssemos de firmar convênios com cada um desses sindicatos e associações. Ao contar com a Abrapp como instituidor setorial, temos um convênio único que elimina uma série de dificuldades”, conta Luciana Dalcanale.

O Diretor Presidente da Funcesp, Walter Mendes, reforça a importância da utilização do Fundo Setorial da Abrapp. "Ter a Abrapp como instituidor setorial do plano dá uma segurança muito grande porque não é necessário buscar cada associação, cada sindicato e cada organização que representa grupos de participantes. Podemos consolidar esse plano para todos os participantes de todas as empresas. Fica nosso agradecimento à Abrapp por ter avançado com esse projeto".

Leia mais - matéria publicada no Acontece de 20/12/18

Conheça o passo a passo do Fundo Setorial Abrapp para as associadas

Fonte: Acontece Abrapp, em 13.02.2019.