Henrique Machado, Anna Paixão (integrante da Comissão de Crédito e Garantia da FenSeg), Laíne Meira, Raquel Alves e Sonia Vieira Nobre (gerente de Relacionamento com o Poder Executivo da CNseg)
Profissionais e agentes públicos ligados à infraestrutura se reúnem, há cinco anos, no início do ano para trocar informações e debater iniciativas e resultados do setor no Brasil. Nesta quarta-feira (5), essa troca se repetiu em Brasília, na quinta edição da iniciativa Brasil Export, com a apresentação do calendário de atividades para 2025 do fórum nacional de logística, infraestrutura e transportes promovido pelo governo federal.
O evento, que foi aberto pelo ministro do STF André Mendonça, contou com a presença de autoridades do governo, agências reguladoras e órgãos fiscalizadores, como o Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A CNseg, a FenSeg e diversas seguradoras que atendem o setor também marcaram presença.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou o crescimento expressivo do setor portuário em 2024, com aumento de 5% no valor global e expansão de quase 7% nos portos públicos. "Tivemos um crescimento histórico, especialmente no setor de containers, que registrou uma alta de mais de 18%", afirmou.
O secretário de Aviação, Tomé Franca, apresentou os avanços do programa Ampliar, que visa expandir a infraestrutura aeroportuária em regiões isoladas, como a Amazônia Legal e o Nordeste. "Estamos ouvindo todos os atores do setor para garantir uma aviação mais acessível e eficiente", disse.
Raquel Alves, gerente da FenSeg, resumiu: "Cada nova expansão do setor aeroportuário representa uma oportunidade a mais para as seguradoras e resseguradoras, que oferecem seguros completos, capazes de garantir o crescimento sustentável do setor". Ela estava acompanhada da superintendente de relacionamento com o Poder Executivo da CNseg, Laíne Meira, para acompanhar as discussões e reforçar a parceria entre o mercado segurador e o setor público.
O principal objetivo da Brasil Export é incentivar empresas de diversos setores a explorar mercados internacionais, melhorar sua competitividade e contribuir para o crescimento da economia nacional.
Fonte: FenSeg, em 07.02.2025