Buscar:

Exame de Qualificação Técnica (QTG) terá duas edições em 2019

Imprimir PDF
Voltar

A partir deste ano, o contador que desejar atuar como auditor independente terá duas oportunidades para fazer as provas de Qualificação Técnica (QTG) e a específica para atuação em auditoria nas instituições reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Na 19ª edição do Exame de Qualificação Técnica, cujas inscrições iniciam hoje (19), o profissional poderá fazer apenas as provas QTG e específica para atuação na CVM. A prova para QTG acontece no dia 22 de maio e a Comissão de Valores, no dia 23 de maio.

De acordo com a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Lucélia Lecheta, “um dos motivos para a realização de dois exames ao ano foi o maior interesse dos profissionais no exercício da atividade de auditor independente”.

A 20ª edição do QTG acontecerá no segundo semestre. Serão aplicadas as provas de Qualificação Técnica Geral (QTG), no dia 23 de setembro; específica para atuação nas instituições reguladas pela CVM, no dia 24/9; BCB, no dia 25/9; e Susep, no dia 26/9. As inscrições estão previstas para começarem em julho.

3ª edição da prova para Perito Contábil

A terceira edição do Exame de Qualificação Técnica para Perito Contábil será realizada no dia 27 de setembro. O conteúdo programático da segunda edição do exame cobrou dos candidatos as matérias: Legislação Profissional; Ética Profissional; Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnicas e Profissionais, editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, inerentes à Legislação Processual Civil aplicada à Língua Portuguesa e Redação; Direito Constitucional, Civil e Processual Pericial afetos à legislação profissional, à prova pericial e ao perito.

A inscrição para o terceiro exame está prevista para começar no mês de julho.

Sobre o EQT

O Exame de Qualidade Técnica tem o objetivo de avaliar os conhecimentos e as competências técnico-profissionais dos contadores que pretendem atuar como auditores independentes nas organizações reguladas pela CVM, BCB e Susep, para obtenção de registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e registro no Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis (CNPC).

O Exame se destina aos contadores regularmente registrados no Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição, que exercem ou pretendem exercer a atividade de auditor independente ou perito contábil, como empregado ou sócio de empresa de auditoria ou como autônomo.

Tome Nota!
19ª Exame de Qualificação Técnica Auditoria – provas QTG e CVM

Inscrições: das 9h, do dia 19/2, às 14h, do dia 20 de março.
Data das provas:
22 de maio de 2019, das 14h às 18h – QTG
23 de maio de 2019, das 14h às 18h – CVM
Para ler o edital completo clique aqui

Agende-se!
20ª Exame de Qualificação Técnica - provas QTG, CVM, BCB e Susep

Previsão para inscrições: julho 2019
Prova QTG – 23 de setembro
Prova específica CVM - 24 de setembro
Prova específica BCB - 25 de setembro
Prova específica Susep – 26 de setembro
3ª edição Prova Perito Contábil – 27 de setembro
Previsão da publicação em edital: julho 2019

Fonte: CFC, em 19.02.2019.